Do contraponto ao Tom é o nome do recital que os acadêmicos do curso de Música da universidade estadual de Montes Claros (Unimontes) apresentam nessa quinta-feira, 2 de junho, às 20 horas, no auditório do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, prédio 3. A entrada é gratuita.
A apresentação, dos alunos do 5º período, foi produzida pelos alunos do 7º período, como parte das atividades da disciplina produções artísticas, orientada pela professora Fabíola Monção. O repertório vai do período renascentista aos dias atuais, passando por gênios da música clássica como o compositor austríaco Wolfgang Amadeus Mozart até chegar ao brasileiro Antônio Carlos Jobim, um dos criadores da bossa nova. A proposta é fazer uma viagem por diversos períodos – Barroco, Clássico, Romântico, Impressionismo -, chegando aos dias atuais.
A ponte que os estudantes pretendem traçar da Renascença ao trabalho musical apurado do compositor carioca tem ligação com o fato de que Tom Jobim é unanimidade entre críticos e público em termos de qualidade e sofisticação musical. No seu passeio pelo mundo da música, o recital contempla outros brasileiros do período contemporâneo, como Egberto Gismonti, um virtuose da música instrumental popular que se destaca pela capacidade de experimentação e que também enveredou pelo estilo bossa nova.
O trabalho é coordenado pela professora Raiana Alves Maciel Leal do Carmo, mestra em etnomusicologia.
- É uma oportunidade que os acadêmicos têm, dentro da graduação, de exercer a prática musical em conjunto e também de estabelecer o contato com o público - diz Raiana.