Viagem à história da ópera em MOC

Concerto gratuito nesta sexta (09), no Lorenzo Fernández, recorda os 30 anos de montagens nos palcos de Montes Claros

Adriana Queiroz
O Norte - Montes Claros
09/11/2018 às 06:19.
Atualizado em 28/10/2021 às 01:41
 (DIVULGAÇÃO)

(DIVULGAÇÃO)

Nesta sexta (09) é dia de relembrar as óperas que fizeram parte da história dos palcos de Montes Claros e dos artistas da cidade que ajudaram a construir a trajetória cultural da cidade. A partir das 20h30m, o auditório Marina Lorenzo Fernández, do Conservatório Lorenzo Fernández, é palco do espetáculo “30 anos de ópera em Montes Claros”. O programa reúne cenas de grandes montagens em solo montes-clarense, como Carmen de Bizet, Madame Buterfly de Puccini, Cavaleria Rusticana de Mascagni e A flauta mágica, de Mozart.

Os convites serão distribuídos na manhã desta sexta-feira, a partir das 8h, na avenida Doutor João Chaves, 438, Jardim São Luiz. A entrada é gratuita, mas com ingressos limitados à capacidade do auditório.

Professora e idealizadora do concerto, Christiane Franco disse que a ideia do espetáculo nasceu de uma conversa com o colega e amigo Roberto Mont’Sá.

“Nos lembramos de que em 2018 completaria 30 anos da primeira montagem de ópera em Montes Claros. Em 1988, graças ao empenho e a garra dos professores de canto do Conservatório, foi apresentada a primeira ópera na cidade”, conta a professora. A partir da conversa, ela começou a pesquisar sobre quais e quantas foram as óperas e musicais apresentados na cidade.

“Fiquei surpresa ao conseguir catalogar 18 títulos, sendo que alguns foram reapresentados algumas vezes nesses 30 anos, totalizando uma média de 24 montagens”, diz. Os dados motivaram a realização do concerto relembrando os momentos especiais e pessoas que fizeram a história da ópera na cidade.
 
Amor ao canto
Idealizadora do concerto, Christiane Franco conta que cresceu em uma família musical. Bem cedo, começou a cantar, sempre fazendo vozes diferentes, levando a mãe a perceber o dom da filha para a musicalidade. Christiane foi matriculada então no conservatório para estudar música, mas acabou não dando continuidade aos estudos na época e só retomou os estudos de canto aos 23 anos.

“O canto lírico se tornou uma grande paixão e desde que iniciei meus estudos de canto no conservatório, em 1992, participei de quase todas as montagens de ópera em Montes Claros, além de concertos e recitais na cidade, em Belo Horizonte, Rio de Janeiro e outras. Aprendi muito com cada participação”, conta a professora.

Segundo ela, foram muitos momentos de crescimento musical, convivência e influência de músicos como Regina Coelho, Maristela Cardoso, Marcos Thadeu, Flávio Augusto, Francisco Mayrink, Joaquim Paulo do Espírito Santo, Antonio Salgado, Patrizzia Morandini, Carlos Alberto Caiado, Gylchris Sprauve, e outros seja em concertos, cursos, e montagens de ópera.

“Difícil relacionar os mais importantes. Gosto de citar minha participação na ópera Carmen de Bizet, no papel principal, um dos mais lindos e apaixonantes que fiz”, declara a cantora lírica.

SAIBA MAISIntegrantesO concerto terá o acompanhamento instrumental dos músicosCarmerindo Miranda, Tony Soares e André Wanzeler, além da participação dos sopranos Elizeth Oliveira, Mariane Ribeiro, Maria Odília, Simone Santana, Vilma Zurc; dos mezzo-sopranos Adriana Oliveira, Christiane Franco, Vera Alencar e Rosane Souto; dos tenores: Aluísio da Cruz, Fagner Cardoso; e o BarítonoRoberto Mont’Sá.
Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por