Michelle Tondineli
Repórter
O livro Verdades Intoleráveis - Rio de Janeiro, Câmara Brasileira de Jovens Escritores, 2010 -, do escritor belo-horizontino Roberto Marcos, percorre um surpreendente e inusitado caminho. É um livro encontrado pelas ferramentas virtuais, em vez de livrarias, cafés, bibliotecas e similares. Segundo assessoria do escritor, Verdades Intoleráveis atingiu, no primeiro semestre deste ano, a média/mês de 2.089 exemplares comprados via internet, descrevendo sempre um comportamento crescente de vendas.
Uma das preocupações do autor foi dotar
a capa de agressividade mercadológica.
As mais de doze mil cópias vendidas apenas nos primeiros seis meses do ano foram prestigiadas por grandes nomes da literatura brasileira, como Ada Brasileiro e Osvaldo Guarilha. Repercutido por alguns setores acadêmicos e pelo boca a boca de leitores que passaram a frequentar comunidades do autor, o Verdades Intoleráveis já se prepara para cumprir o caminho de ser traduzido para o inglês e espanhol, visando, segundo a mesma fonte, a novos mercados.
O escritor Roberto Marcos explicou que o enredo de Verdades Intoleráveis foi ambientado na cidade de Ladainha, Minas Gerais.
- Foi em um ato de ousadia. Tomei a empréstimo aquele cenário motivado pelas proximidades que sempre mantive com a região. A pequena Ladainha, com suas características mineiro-coloniais e suas particularidades geográficas, serviu bem para suportar a história que trata de grandes dores e de complexidades humanas - diz.
O sucesso conseguido pelo livro equilibra-se em alguns eixos importantes, como, por exemplo, um bom texto, um enredo instigante, e foi equipado com uma capa provocadora. O romance, além de se servir de um tema ligado a psicoses conhecidas, encontrou, na sustentação de um segredo a ser desvendado, o grande motivador de toda essa repercussão.
De acordo com Roberto, o blog tem sido um espaço onde leitores interessados podem ter um primeiro contato com a obra, decidindo, assim, adquiri-la ou não.
- Sou um abridista. Não temo conviver com as diferenças ou com aqueles que não aprovam o meu trabalho. O blog também coleta as impressões daqueles que já conhecem a publicação, dando visibilidade a essas considerações dos leitores. Inclusive, as impressões negativas - conclui.
Outras informações www.orobertomarcos. blogspot.com, roberto-marcos @hotmail.com.
