Apesar da deficiência, Vera Veríssimo é uma mulher muito dedicada. Passa o tempo a escrever poemas, pratica natação e é maratonista.
Foto Adriana Queiroz
- Estou preparando para ganhar medalhas na natação, diz a professora aposentada.Trabalhei com alunos de 1ª a 4 série, nos anos 80, e aí tive um problema visual. Não tenho nem dez por cento da visão e dia a dia convivo com o problema. Isso não me atrapalha em nada. Faço tudo: passo, lavo, cozinho - diz Vera.
Sempre com um sorriso estampado no rosto, Vera, que também é repentista, conta, que ainda criança, era uma apaixonada pela poesia.
- Naquela época existia a hora cívica, participava principalmente do teatro, depois comecei a publicar poesias e estava em sempre nos programas de rádio. Há 18 anos mostro meu trabalho no Psiu Poético. Pra mim é algo muito valioso estar junto nesse evento com poetas de todo Brasil e do exterior.
Vera já lançou 05 livros, entre eles, Cachoeira de Emoções.
- É um livro de poesia que faço homenagem a pessoas que considero muito, como o médico Frederico Ribeiro, o radialista José Vicente, meus filhos e netos, enfim, minha família - cita.
Vera conta que em 2008, gravou o DVD intitulado Encontro com Vera Veríssimo e em 2009, o CD de poesias.
Vera foi homenageada ano passado junto com personalidades como Carlos Prates, Rogério Salgado, Mano Melo, Osmir Camilo, Luiz Zanoti. Sempre alegre, e tranquila, ela diz que tem um sonho:
- Meu sonho é pequeno. É ir a um programa de televisão, mostrar meu trabalho - planeja.