O projeto Teatro Imediato realizará apresentações em Montes Claros nos dias 19 e 20 de abril, no espaço Casa do Tambor Mineiro, encerrando a jornada que começou há um ano.
Idealizado pela Zona de Arte da Periferia, a ZAP, tem como principal objetivo as trocas entre dois grupos de diferentes locais do Estado.
A idéia central do projeto nasceu de alguns questionamentos como o fazer teatral em ligação com a rotina, como torna-lo importante num tempo de muito consumo e de ausência de experiências reais. Quais os caminhos necessários para transformar a realidade em arte, o cotidiano em poesia.
Os trabalhos “EU, instantes” do grupo de teatro Avesso Cia e de teatro e “Mentiras atrás do pano (teatro na boca do povo)” do grupo olho de gato se apresentaram no final do ano passado na sede da ZAP 18.
Com a expectativa de troca entre dois grupos e também com os integrantes da própria companhia, a ZAP 18 alojou dois grupos mineiros em sua sede para primeira edição do projeto teatro imediato: teatro X realidade.
Durante um ano o grupo Avesso, de Contagem e Olho de Gato, de Montes Claros, escolhidos por meio de um edital trabalharam junto com profissionais ligados a ZAP 18.
Esses trabalhos foram divididos em duas etapas. A primeira etapa efetuada no primeiro semestre de 2007 foram as oficinas na própria ZAP administradas por Antônio Hidelbrando responsável pela dramaturgia, Maurílio Rocha pela música, Elisa Belém pela preparação do corpo e Denise Pedron pelos fundamentos da performance.
Os coordenadores foram Cida Falabella e Elisa Santana.
Na segunda etapa cada grupo fica responsável por criar sua proposta cênica orientados pelos profissionais.