Jerúsia Arruda
Repórter
jerusia@onorte.net
Calouros e veteranos, selecionados e patrocinados. Não importa o conceito, mas a qualidade do som que está deixando a Praça de Esportes em festa, com a realização da 7ª edição do Conexão Telemig Celular, que acontece em Montes Claros desde o dia 17 de setembro e, durante o fim de semana, reúne no palco do festival, montado na Praça, grandes nomes da música mineira.
Na noite de sexta, na abertura do festival, a programação trouxe os artistas selecionados Bala Black e Gu Brother. A pauta de sexta-feira também trouxe os grupos Catoventoré, um dos oito vencedores da edição 2004 do festival, com um show inspirado nas tradicionais bandas de pífanos, típicas do nordeste brasileiro, e a cantora Elisa Paraíso com uma homenagem à cantora Clara Nunes. Para encerrar a noite, o mineiro de São João Del Rei, Celso Moretti, tendo como ilustre convidado, o músico Da Gama, do grupo Cidade Negra.
Neste sábado, os artistas selecionados da noite são Concreto e Renegado, que se apresentam pelo festival.
Ainda na noite deste sábado, o Coral de Lavadeiras e Carlos Farias, de Almenara, que apresentam uma releitura das canções recolhidas do cancioneiro popular do norte/nordeste mineiro e de domínio público, além das composições de Carlos Farias. O show revela a riqueza rítmica brasileira, como batuque, maracatu, toada, baião, beira-mar, afoxé, roda, semba e chorinho. Mineiro de Machacalis, Carlos Farias sempre participou ativamente dos movimentos culturais do Vale do Jequinhonha e, junto com o Coral de Lavadeiras, vem disseminando a beleza e a riqueza cultural do Vale pelo mundo afora, no Brasil e no exterior.
Um dos shows mais esperados da noite é o da cantora Babaya, que será acompanhada do violonista Gilvan de Oliveira. Reconhecida e admirada pela maioria dos artistas de Montes Claros, a cantora, professora de canto, preparadora vocal e diretora musical solta a voz, entoando canções de Milton Nascimento e de outros compositores que pontuam seu rico repertório. Ao lado do violonista, arranjador, compositor e diretor musical Gilvan de Oliveira, o show promete deixar a noite ainda mais romântica.
O Conexão apresenta, ainda, Gabriel Guedes, acompanhado pelo trio formado por Gustavo Monteiro (violão de sete cordas), Warley Henrique (cavaquinho) e Zazá (pandeiro), Gabriel Guedes (bandolim); e Deco Lima e o Combinado, que convidam B Negão, encerrando a noite com beats eletrônicos, Black Music, Hip Hop, e muito samba de responsa.
A temporada do projeto em Montes Claros termina no domingo, 23, com apresentação dos artistas selecionados, Tambor do Matição e Bilora. Em seguida, se apresentam Tattá Spalla, mineiro de Nanuque, com um repertório de muito rock, pop, samba-rock, baladas e temas com influência do jazz. Na seqüência, Juarez Maciel convida Paulo Santos e Décio Ramos, do grupo Uakti, e os montesclarenses Fabiana Lima e Bruno Andrade recebem os músicos Ivan Correa e Serginho Silva, para uma noite ao som dos tambores.
Todos os shows acontecem na Praça de Esportes, a partir das 19h e a entrada é gratuita.
A próxima cidade a receber o projeto é Poços de Caldas, nos dias 28, 29 e 30 de setembro.