Adriana Queiroz
Repórter
Enquanto Cid Monteiro se prepara para nosso bate-papo, entoa com sua voz suave e pandeiro nas mãos uma das canções mais bonitas da MPB, Cantar (Se numa noite eu viesse ao clarão do luar...), de Godofredo Guedes.
Cid é multi instrumentista - toca violão, percussão, gaita - e ainda canta. Nasceu no dia 12 de junho em Januária-MG, é filho de dona Zilma Monteiro, assistente social, e do advogado Mercídio Lima, e tem sete irmãos.
Brinco com ele referindo ao fato de ter nascido no Dia dos Namorados. Ele diz sorrindo:
- Um belo presente para os velhos, não é mesmo?
Na infância, o músico também ouviu Beatles e Clube da Esquina.
Pergunto que música não pode faltar em seu repertório e ele logo vai dizendo:
- Clube da Esquina 2, de Flávio Venturini.
Gentil, bom moço, Cid se divide entre as aulas de Educação Física na rede pública e, nas horas livres, trabalha como músico.
- Cresci ouvindo minha mãe cantar, afinadíssima. E enquanto ela cozinhava, eu ficava ali, num cantinho, observando. Isso já faz um tempinho, lá em Januária. Hoje estou com 4.4, diz Cid, se referindo aos seus 44 anos.
O artista se formou em Educação Física em Uberaba-MG e de lá tem boas recordações.
- Quando estava estudando, recebia ajuda dos meus pais para custear a faculdade e mesmo assim eu corria atrás. E foi através da música que consegui me manter. Me apresentava em diversos espaços e era bastante requisitado. Depois de formado, voltei a Montes Claros onde trabalho como professor e não larguei mais a música.
Cid participou de vários projetos, inclusive do disco do músico montes-clarense Denizar Mota, que hoje reside em Londres. Fez back vocal e tocou percussões para vários artistas.
Sobre como é dar aulas e ser apaixonado pela música, ele diz:
- Durante as aulas de Educação Física trabalho com os alunos com musicalização e, através de sucatas, confeccionamos instrumentos de percussão - explica.
Pergunto a ele quem é a referência quando o assunto é percussão. E ele logo diz:
- Para mim, o mestre é Naná Vasconcelos e, depois, Marcos Suzano.
Com relação aos projetos para 2011, Cid diz que pretende continuar trabalhando como professor de Educação Física, intercalando com aulas de Música. Também tem a perspectiva de participar da gravação de um CD com o músico Cori Gonzaga, ex-grupo Raízes, entre outras parcerias.
- Minha clientela é a comunidade carente e é isso que tento passar para meus alunos da rede pública, que trabalhar com Música é de certa forma, uma fonte de renda. Que eles possam ter oportunidades e fazer muito mais.