CULTURA

‘Tons sobre Ton’

Uma jornada pelas cores inclusivas do artista plástico PcD, Ton Coutinho

Adriana Queiroz
Publicado em 28/06/2023 às 20:00.
“Tento trazer alegria, inclusão, música e atualidades. E a exposição “Tons sobre Ton” tem uma pegada de levar um pouco de arte a todos” diz o artista (arquivo pessoal)

“Tento trazer alegria, inclusão, música e atualidades. E a exposição “Tons sobre Ton” tem uma pegada de levar um pouco de arte a todos” diz o artista (arquivo pessoal)

O Museu Regional do Norte de Minas (MRNM) anunciou a exposição “Tons sobre Ton” – Uma Jornada Pelas Cores Inclusivas do artista plástico montes-clarense, Elton Coutinho, conhecido como Ton Coutinho. Sob a curadoria da artista plástica Luana Z, a mostra acontece entre os dias 10 e 21 de julho.

O artista conta que as características de seu trabalho são as cores vivas e divertidas. E que brinca ao viajar pelas cores que ao mesmo tempo destacam a leveza da essência da sua arte, iluminam e dão forma. As técnicas que utiliza são acrílicas sobre tela, e sobre disco de vinil, MDF e ainda trabalhos feitos a óleo.

“Sempre gostei de arte, por ser filho de pai folião, a música faz parte da família. E o desenho eu comecei com uns 12 anos, fazia cópias. Quanto ao meu estilo, estou trabalhando nele ainda, mas gosto do estilo solto. Com pinceladas sem intenção de realismo. Pois o realismo me prendia, já estes estilos, tenho mais liberdade”, diz.

Ton é o décimo filho dos doze de Dona Vercília, uma mãezona, que celebrou 81 anos, no último domingo (25). “Sou um dos cinco com uma doença ainda não totalmente diagnosticada (ataxia e miastenia), o que não foi impedimento para eu ingressar no mundo da arte, que é a minha paixão”, conta.

RETORNO
Em meados dos anos 2000, passou um período no Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernândez (CELF), onde pode aprender um pouco mais da arte. Após certo tempo, ficou distante dos trabalhos artísticos, mas retomou há quase dois anos, por um pedido de um trabalho para uma sobrinha, o que foi o ponta pé para produzir novamente.

Em 2022, conheceu o Museu de Artes São Paulo (MASP), fez workshops, visitou e participou de exposições. Uma delas foi a exposição dos 80 anos da Associação Paulista de Belas Artes, com a obra Bike no Mar 50×50, premiada com menção honrosa. 

Para ele, o contato com a arte não só mudou a sua vida, mas continua mudando, principalmente a forma de encarar e se sentir mais incluso na sociedade.

“Tento trazer alegria, inclusão, música e atualidades. E a exposição “Tons sobre Ton” tem uma pegada de levar um pouco de arte a todos, trazendo um despertar a todos sobre a inclusão. A ideia é chamar a atenção da sociedade sobre a importância da inclusão, e mais que a inclusão o respeito que todas as pessoas, inclusive os que tenham alguma deficiência, seja ela de qualquer tipo”, afirma.

Sobre a emoção de ver seu trabalho reconhecido e compondo espaços, ele diz:

“É gratificante, pois muitos que não tem nenhuma deficiência aparente, estão parados esperando que algo caia do céu ou que a oportunidade bata a sua porta para começar a fazer. Tento aproveitar todas que Deus tem dado. Então a emoção maior é esta, de vivenciar estes momentos”, diz.

Durante a exposição haverá descrição em braile em algumas obras, uma forma que o artista encontrou em incluir também os deficientes visuais.

SERVIÇO
Exposição: Tons sobre Ton
De 10 a 21 de julho
Museu Regional do Norte de Minas
Entrada gratuita 

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por