Crianças e adolescentes apresentarão o espetáculo Identidades para marcar o encerramento da oitava edição do programa Tim ArtEducAção em Montes Claros. O evento acontece segunda-feira, 24, no auditório Cândido Canela, no centro cultural, a partir das 19h.
Cerca de 200 alunos das oficinas de dança, contadores de histórias, música e teatro abordarão o tema sob duas óticas: uma referente às especificidades que compõem as culturas brasileira e regional; e a outra valorizando elementos inerentes à personalidade dos alunos, construída a partir da vivência de cada um. A montagem será embalada por música e poesia de artistas como Milton Nascimento e Edu Lobo.
O diretor da mostra artística e professor de teatro do Tim ArtEducação, Claitom Kerly Nunes, afirma que, por meio da mostra, meninos e meninas poderão representar uma história real, da qual são protagonistas.
- Ao todo,13 quadros comporão o espetáculo. Os de teatro são baseados em textos de autores brasileiros que tratam da construção da identidade, seja regional ou brasileira - diz.
Em destaque, a adaptação para o teatro da música Mágoa de Boiadeiro, de Nonô Basílio e Índio Vago, contando a história da formação de Montes Claros, depois da chegada dos tropeiros na região para criação de gado. Já a dança fará uma retrospectiva de coreografias apresentadas entre 2006 e 2008, com músicas de cantores como Milton Nascimento, Chico Buarque e Godofredo Guedes. Os alunos das turmas de canto-coral e violão tocarão cinco músicas, dentre elas sucessos como Caçador de Mim, de Milton Nascimento.
A novidade da mostra artística deste ano ficará por conta dos alunos de contação de histórias. Integrantes da oficina recepcionarão os convidados na entrada do centro cultural Hermes de Paula, com duas histórias cujo cenário é Montes Claros.
O Tim ArtEducAção é realizado há nove anos no município e busca proporcionar, por meio do contato com a arte, novas perspectivas de vida para estudantes da rede pública de ensino. O projeto conta com parceria da secretaria municipal de Cultura e do Sesc - Serviço Social do Comércio.
- A cidade valoriza muito essa parceria. É um projeto diferenciado, cujos resultados têm sido bastante proveitosos para os participantes. Temos histórias de crianças e adolescentes que conseguiram novas oportunidades graças às oficinas artísticas - afirma o secretário municipal de Cultura, Ildeu Braúna.
Outras informações (38) 3229-3456.
