Mostra pode ser vista
até dia 3 de dezembro
Jerúsia Arruda
Repórter
jerusia@onorte.net
Continua em cartaz a exposição Sinestesias Poéticas, que apresenta uma coletânea da obra do poeta montes-clarense, Felipe David Silva Alves. A mostra pode ser vista até o dia 3 de dezembro, no Painel Permanente de Poesia Juca Silva Neto, na biblioteca pública municipal Dr. Antônio Teixeira de Carvalho, no Centro Cultural Hermes de Paula.
Estudante de Farmácia pela FASI – Santa Casa, aos 22 anos, Felipe diz que a poesia é o complemento de suas ações, que dá vazão e sentido a sua vida.
- Escolhi estudar Farmácia por vocação, mas busco sempre aliar a literatura às minhas atividades. Através da poesia consigo expressar meus sentimentos mais profundos, desnudar minha alma, de forma espontânea, sem abrir mão do silêncio que às vezes fala mais alto em mim – daí o título da mostra; Sinestesias Poéticas – explica Felipe.
O jovem poeta Felipe David se prepara para lançar
seu primeiro livro de poemas
Tímido, de fala mansa e gentil, o menino Felipe conta que se enveredou pelos caminhos da poesia há pouco mais quatro anos, numa época em que os sentimentos da adolescência explodiam dentro de mim e encontrei na poesia uma forma de canalizá-los. De lá para cá já produziu cerca de 65 poemas, que estão sendo reunidos em um livro a ser publicado, no máximo, em janeiro de 2008.
Nascido em lar evangélico, além de seu amor pelas artes, Felipe David também se dedica ao ministério cristão, e essa relação pode ser percebida em seus poemas, ora belos, ora horrendos, às vezes românticos, absurdos, mas sempre existencialistas, numa linguagem quase paradoxal, se levada em consideração a pouca idade do escritor e a forma como vivem os adolescentes nos dias atuais.
- Teve um poema que comecei a escrever e só consegui terminar um ano e meio depois. Escrevo inspirado pelo meu estado de espírito e muitas vezes não consigo transcrever o que sinto. Talvez a maturidade me ajude a compreender a profundidade de meus sentimentos e, então, consigo chegar ao fim, como aconteceu nesse poema. Graças a Deus a poesia se recria e se adapta e, não importa quanto tempo passe, é possível reatar os laços – conta.
Criado na década de 1980, com a proposta de divulgar a produção de novos poetas, durante esses anos, o Painel Permanente de Poesia Juca Silva Neto recebeu mais de duzentos poetas da cidade e região, provendo uma maior aproximação entre leitores e autor, além de valorizar e incentivar a produção literária regional.
A mostra Sinestesias Poéticas, de Felipe David, pode ser apreciada todos os dias, de 7h30 às 23h, na biblioteca pública municipal Dr. Antônio Teixeira de Carvalho, no Centro Cultural Hermes de Paula.
Poetas interessados em participar do Painel podem entrar em contato com a biblioteca, no centro cultural Hermes de Paula, na Praça da Matriz, em Montes Claros, através do telefone (38) 3229-4356, ou pelo endereço eletrônico: bibliotecamunicipal@montesclaros.mg.gov.br.
_________________________________________________
Exposição Sinestesias Poéticas, de Felipe David
Painel Permanente de Poesia Juca Silva Neto
Local: a biblioteca pública municipal Dr. Antônio Teixeira de Carvalho,no Centro Cultural Hermes de Paula.
Data: até dia 3 dezembro
Horário de visita: todos os dias, de 7h30 às 23h