Logotipo O Norte
Domingo,16 de Novembro

TEMPORADA JUNINA FESTEJA SANTOS

Jornal O Norte
Publicado em 24/06/2010 às 10:41.Atualizado em 15/11/2021 às 06:31.

Michelle Tondineli


Repórter



Junho é o mês de São João, Santo Antônio e São Pedro. As festas que acontecem durante todo o mês de junho eram chamadas de joaninas. O nome teve origem, segundo alguns historiadores, nos países europeus católicos no século IV. Quando chegou ao Brasil, foi modificado para junina.



A influência brasileira na tradição da festa pode ser percebida na alimentação. Aqui foram introduzidos a mandioca, o milho, o jenipapo e o leite de coco. Também nos costumes, como o forró, o boi-bumbá, a quadrilha e o tambor-de-crioula. Mas não foi somente a influência brasileira que permaneceu nas comemorações juninas. Os franceses, por exemplo, acrescentaram a quadrilha, com passos e marcações inspirados na dança da nobreza europeia. Já os fogos de artifício, que tanto embelezam a festa, foram trazidos pelos chineses.



São João é festejado em 24 de junho, dia do seu nascimento. As festas de São João são recheadas de muita dança, em especial o forró. O levantamento do mastro de São João se dá no anoitecer da véspera do dia 24. O mastro, composto por uma madeira resistente, roliça, uniforme e lisa, carrega uma bandeira que pode ter dois formatos, em triângulo com a imagem dos três santos, São João, Santo Antônio e São Pedro; ou em forma de caixa, com apenas a figura de São João do carneirinho. A bandeira é colocada no topo do mastro.



Considerado o protetor das viúvas e dos pescadores, São Pedro é festejado no dia 29 de junho, com a realização de grandes procissões marítimas em várias cidades do Brasil. Em terra, os fogos e o pau-de-sebo são as principais atrações de sua festa. No dia de São Pedro, todos os que receberam seu nome devem acender fogueiras na porta de suas casas. Além disso, se alguém amarrar uma fita no braço de alguém chamado Pedro, ele tem a obrigação de dar um presente ou pagar uma bebida àquele que o amarrou, em homenagem ao santo.



A quadrilha, dançada em homenagem aos santos juninos, era uma forma de agradecer as boas colheitas na roça. A dança é comandada por um marcador, que orienta os casais, usando palavras afrancesadas e portuguesas. Existem diversas marcações para uma quadrilha e, a cada ano, vão surgindo novos comandos, baseados nos acontecimentos nacionais e na criatividade dos grupos e marcadores.



Montes Claros realiza a sua comemoração de São Pedro no Clube Pentaúrea e conta com as bandas Zé Lu e Banda, Eduardinho do Acordeon, Na Palma da Mão, Mago Bass, Trem Sertanejo, Giovane e Giovanildo, Jean Karlo, Matheus e Thiago, Junior e Tadeu, Paralegua, Originais do baião e espaço eletrônico Surreal.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por