TEMPORADA DE FORRÓ A TODO O VAPOR

Jornal O Norte
Publicado em 08/06/2010 às 10:16.Atualizado em 15/11/2021 às 06:30.

Michelle Tondineli


Repórter



A temporada de forró, que geralmente começa em maio, neste ano inicia em junho, porque o friozinho demorou um pouco mais a chegar. Escolas, barzinhos, clubes, igrejas, grupos, bairros e outros locais da cidade estão se movimentando com toda a energia para realizar a temporada junina da cidade.



Existem duas explicações para o termo festa junina. A primeira em função de as festividades ocorrerem durante o mês de junho, a outra de que a festa tem origem em países católicos da Europa e seria em homenagem a São João, no princípio chamada de joanina.



Historiadores afirmam que a festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial, passando, com o tempo, a ter características de chineses, espanhóis e franceses, formando o estilo dos brasileiros, que é misturado com indígenas, afro-brasileiros e imigrantes europeus nas diversas regiões do país, e tom características particulares em cada uma delas.



Como o mês de junho é a época da colheita do milho, grande parte dos doces, bolos e salgados relacionados às festividades são feitos deste alimento. Pamonha, cural, milho cozido, canjica, cuzcuz, pipoca, bolo de milho são apenas alguns exemplos. Também fazem parte do cardápio arroz doce, bolo de amendoim, bolo de pinhão, bombocado, broa de fubá, cocada, pé-de-moleque, quentão, vinho quente, batata doce e muito mais.



As tradições fazem parte das comemorações. O mês de junho é marcado pelas fogueiras, que servem como centro para a famosa dança de quadrilhas. Os balões também compõem este cenário, embora cada vez mais raros em função das leis que proíbem a prática, em função dos riscos de incêndio que representam.



Responsável pela festa junina da Rua São Vicente, Maria de Fátima diz que é muito comum a formação de grupos de festeiros.



- Eles ficam andando e cantando pelas ruas das cidades. Vão passando pelas casas, onde os moradores deixam nas janelas e portas uma grande quantidade de comidas e bebidas para serem degustadas pelos festeiros. E até mesmo a realização de quermesses. Estas festas populares são realizadas por igrejas, colégios, sindicatos e empresas. Possuem barraquinhas com comidas típicas e jogos para animar os visitantes. A dança da quadrilha geralmente ocorre durante toda a quermesse - afirma.



Santo Antônio, o santo casamenteiro, é um dos festejados neste mês. São comuns as simpatias para mulheres solteiras que querem se casar.



- No dia 13 de junho, as igrejas católicas distribuem o pãozinho de Santo Antônio. Diz a tradição que o pão bento deve ser colocado junto aos outros mantimentos da casa, para que nunca ocorra a falta. As mulheres que querem se casar, diz a tradição, devem comer deste pão - finaliza.


 

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por