Teatro no combate à Aids: voluntários do Grappa conscientizam quanto à prevenção das DSTs através da arte

Jornal O Norte
01/06/2007 às 09:52.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:06

Formado por voluntários do Graapa, o grupo teatral Vida Sem Preconceito desenvolve um trabalho didático e artístico promovendo a conscientização quanto à prevenção das DST’s e Aids

Jerúsia Arruda


Repórter


jerusia@onorte.net

Estudos realizados pelo ministério da Saúde revelam que a população com idade entre 13 e 19 anos apresenta uma grande propensão à infecção pelo HIV, à aids e gravidez juvenil. Segundo dados do Unicef - Fundo das Nações Unidas para a infância a maior parte dessa população é formada por jovens, especialmente meninas, com baixo poder aquisitivo e em situação de vulnerabilidade social.

Esses números têm mobilizado ações sociais em todo país, que promovem a educação preventiva em relação à saúde sexual e a conscientização dos jovens para a adoção de atitudes e práticas saudáveis.

Expressões artísticas e culturais têm sido estratégias importantes neste processo, facilitando o acesso às informações, de forma lúdica e divertida.

Nessa perspectiva, o Graapa - Grupo de apoio à prevenção e aos portadores de Aids de Montes Claros criou o grupo teatral Vida Sem Preconceito, que desde 2005 vem apresentando espetáculos pela região, com o objetivo de promover a conscientização da comunidade da urgente necessidade de se prevenir de doenças sexualmente transmissíveis - entre elas a Aids.

O ator Alex Fabiano Souza, que participa do grupo desde sua formação, diz que os resultados dessa iniciativa podem ser percebidos logo após a apresentação.

- Ao final de cada espetáculo o grupo participa de um bate-papo com a platéia, que se sente à vontade para fazer perguntas sobre questões que normalmente não são tratadas no cotidiano. Os espetáculos são sempre divertidos e mesmo sendo um assunto sério, procuramos trabalhar o texto de forma leve, de forma que a mensagem possa ser passada naturalmente, sem constrangimentos – explica o ator.



O espetáculo Sentimento Humano aborda de forma lúdica as questões relacionadas ao uso de drogas, o sexo como profissão e os conflitos por eles gerados


(foto: divulgação)

Com direção de Rigoberto Guillermo Espinosa Pichs, há um ano o Vida Sem Preconceito firmou parceria com a secretaria de Estado de Saúde, que contribui para a manutenção dos espetáculos.

Segundo Alex Fabiano, o grupo mantém um repertório de espetáculos em vários formatos prontos para serem apresentados.

- Durante esse período que tivemos o respaldo do governo estadual, foi possível realizar dezenas de espetáculos em escolas e praças públicas, associações de bairro, sede de projetos sociais como casas de passagem, sempre de forma gratuita. A parceria termina agora e estamos tentando renovar. De qualquer forma, o Graapa está passando por um momento crítico e corre o risco de encerrar seus trabalhos em Montes Claros se não conseguir superar as dificuldades financeiras. Por isso, mesmo renovando com a secretaria, nossa intenção é promover espetáculos em espaços onde o público possa comprar o ingresso, ainda que a preço simbólico, de forma que nosso trabalho ajude a manter o Graapa – ressalta.

O grupo teatral é formado por atores amadores e, segundo Alex Fabiano, a participação da comunidade é sempre bem-vinda.

- Estamos abertos à participação de toda a comunidade, não só no teatro como também nas campanhas desenvolvidas pelo Graapa. Nesse momento de dificuldade estamos com a campanha Dê a mão à solidariedade, com a venda de uma camiseta a R$ 20 para angariar recursos para o grupo. Vamos batalhar para manter o Graapa funcionando, pois muita gente depende de nosso trabalho. Para isso convidamos a todos para participar da campanha, para se juntar a nós nessa causa – conclui.

ESPETÁCULOS

O espetáculo Sentimento Humano é uma das montagens de maior sucesso do grupo e na Mostra de Teatro realizado no ano passado foi dos mais requisitados.

- Estamos com uma peça nova com o tema Fofocas e Preconceitos, que aborda várias situações enfrentadas no dia a dia pelo portador do HIV, como no salão de beleza, no dentista, no trabalho, pela criança na escola, enfim. Inscrevemos esse novo espetáculo para a seleção da Mostra deste ano e estamos aguardando o resultado. Mas já estamos apresentando a peça em escolas públicas desde o inicio do mês – conta Alex Fabiano.

O espetáculo é dirigido por Rigoberto Espinosa e tem a participação dos atores Roberto Alves de Moura, Alex Fabiano, Vera Lúcia Soares, Francisca Silva e Maria Lindalva Andrade.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por