Em comemoração aos 30 anos de trajetória, o Studio Jaqueline Pereira apresenta, nos dias 21 e 22 de outubro, às 20h30, no Centro Cultural Hermes de Paula, “Guardados”, espetáculo de dança inédito, onde dança e música se fundem, com a participação especial de Flávio Augusto, um dos mais talentosos e atuantes pianistas brasileiros da atualidade.
O novo trabalho de dança contemporânea traz as memórias corpóreas, e registros depositados ao longo da trajetória da bailarina e coreógrafa Jaqueline Pereira, tendo como eixo central a música. Em um solo para piano, os bailarinos interpretarão ao som do renomado pianista Flávio Augusto, que se apresentará ao vivo.
No palco, os bailarinos-intérpretes Ana Paula Públio, Clara Calixto, Deborah Letícia, Gabriel Sanches, Jaqueline Pereira, Julia Pereira, Marise Fagundes e Victoria Spínola vão apresentar as memórias da coreógrafa em cena. O espetáculo é inspirado nos trabalhos artísticos coreográficos, além de suas lembranças desde a infância, quando começou todo o processo inspirador que deu origem à criação do Studio.
Ao analisar a relação da dança contemporânea com este trabalho, a coreógrafa Jaqueline Pereira ressaltou que a dança proporciona o espaço para cada um buscar o seu movimento.
- Não buscamos a dança estabelecida, de passos formais, repetidos, sem significado. Buscamos a movimentação recheada de significados, a dança contemporânea como arte, como liberdade de criação, diz.
Participação do pianista Flávio Augusto
À convite de Jaqueline Pereira, o espetáculo conta com a participação do pianista Flávio Augusto que interpretará a trilha ao vivo.
- A participação do Flávio tem a função exata de resgatar as memórias que são a essência do espetáculo, pois ele faz parte desta história, já que vivenciamos muitos trabalhos juntos, conta Jaqueline.
A trilha foi escolhida pela bailarina e pelo pianista e muitas músicas já fizeram parte de outros trabalhos apresentados.
- São músicas muito inseridas na nossa alma, no nosso corpo. A trilha será ao vivo pelas mãos desse maravilhoso pianista. Estamos usando peças dos compositores que nos trazem mais lembranças como Lorenzo Fernandez, Villa Lobos, Mendelsson, Chopin, Brahms e Schumann. Cada um deles remete à um tempo, a um período de vida que está diretamente entrelaçada às minhas criações, diz Jaqueline.
Um dos maiores pianistas do Brasil, especialmente de orquestras de câmera, Flávio Augusto tem um currículo extenso e sofisticado. Ele já foi regido por grandes maestros e dividiu o palco com músicos e cantores que têm carreira internacional. No Brasil, participou de recitais e concertos nas melhores salas do país. No exterior, já se apresentou em mais de 20 países.
Mineiro de Poços de Caldas, Flávio Augusto ganhou 28 dos 32 concursos nacionais e internacionais de piano que ele participou. De 1993 a 2004, atuou como professor do Conservatório Estadual em Montes Claros. O mais recente e grandioso trabalho de Flávio Augusto foi em março de 2016, como músico convidado para fazer a abertura da Temporada 2016 da Orquestra Petrobras Sinfônica, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, novamente sob a regência do maestro Isaac Karabtchevsky.
Comemorando 30 anos de dança e histórias
Fundado em 1986, o Studio de Ballet Jaqueline Pereira trabalha dança clássica e moderna com adultos e crianças. Realiza anualmente espetáculos clássicos infantis coreografados pela educadora, bailarina e coreógrafa Jaqueline Pereira, assim como espetáculos contemporâneos com a participação de outros coreógrafos.
Seu trabalho artístico dialoga com a cultura, religiões e inquietações existenciais. A coreógrafa é reconhecida por produções que abrangem outras linguagens artísticas como a poesia, literatura, música e artes plásticas. De formação clássica, Jaqueline Pereira pode se reservar à liberdade de optar pelos caminhos da dança contemporânea que melhor expressem o furor imaginativo que sempre caracterizou sua obra. Em seus trabalhos, a linguagem contemporânea expressa sentimentos, ideias e impressões da realidade que possuem história e um substrato afetivo capaz de tocar o íntimo das pessoas.
O Studio de Ballet Jaqueline Pereira se sobressaiu nos trabalhos “Reencontro”, “A Espera”, “Êxtase” e “40º no Verão de 50”. Também são espetáculos de destaque “Nós Vistos em Chopin”, com participação do pianista Flávio Augusto; “Vôo das Garças, adaptado da obra do músico Zé Côco do Riachão; “Fecha a porta Maria que o boi evém”, inspirado na obra da poeta Adélia Prado e “Canto Sagrado”, que trata da fé e religiosidade do sertanejo mineiro.
“Guardados” - Ficha técnica
Concepção, coreografia: Jaqueline Pereira
Cenografia: Jaqueline Pereira
Cenário e Figurino: Guilherme Aquino
Luz e projeção: Paulo Henrique
Produção executiva: Jaqueline Pereira
Bailarinos-intérpretes: Ana Paula Públio, Clara Calixto, Deborah Letícia, Gabriel Sanches, Jaqueline Pereira, Julia Pereira, Marise Fagundes e Victoria Spínola