Michelle Tondineli
Repórter
Os skatistas de Montes Claros com o intuito de melhorar o esporte na cidade, realizam uma reforma na Praça do Bairro Todos os Santos. Para que a reforma acontecesse e um bom trabalho fosse realizado, foi necessária a união entre os praticantes do esporte.
QUANDO SURGIU?
As modificações começaram a existir no ano de 2002, com a necessidade encontrada pelos skatistas de possuírem outro Skate Parque para treinamentos, já que este se encontra parado e abandonado.
O skatista Thiago Nascimento, explica que o primeiro trio foi colocado após os pequenos estragos na quadra de peteca, a qual começou ficar parada, sem movimentos.
Depois foi colocada uma porta velha com umas cantoneiras ao redor, em formato de um caixote para manobras no estilo de rua, logo após outros 45 de madeira que durou pouco tempo.
- Quando o skate parque fechou a praça virou o ponto de encontro de todo mundo, principalmente dos skatistas - explica.
Depois da última reforma a praça recebeu obstáculos mais resistentes como um palquinho, construído pelos próprios skatistas.
- Os próprios skatistas que se juntaram e arrecadaram o material para a construção, e também temos um trilho que ainda deve ser soldado e por falta de verba não podemos concluir - justifica.
Depois que começou a obra a freqüência de skatistas na praça diminuiu, mas com o trabalho concluído vai acontecer uma grande melhora no esporte da cidade.
CAMPEONATOS
Thiago conta que já foram realizados vários campeonatos na praça, é montada uma grande estrutura para o campeonato.
- Os campeonatos já tiveram a participação de mais de 70 inscritos, cerca de 300 pessoas prestigiando. O último campeonato aconteceu no fim do ano passado, e eles sempre surgem com a necessidade do pessoal que esta andando de skate na época, geralmente é organizado pelo pessoal mais antigo como eu, Bacalhau e Leo Caioi, nós saímos correndo atrás de patrocínio e do desenvolvimento do esporte na cidade - revela.
FUTURO
Thiago diz que para o esporte ter sucesso na cidade é necessário ter o apoio da sociedade, que hoje discrimina muito.
- Pessoas da própria sociedade nos ajudaram para a realização dessa reforma, e que enxergam com bons olhos o esporte. Não descriminam, falando que somos drogados - completa.
O skatista ainda fala que é necessário construir uma pista de skate na cidade, que tenha renome para a realização de grandes campeonatos.
- Acho que para melhorar, devemos fazer uma construção de uma nova pista neste mesmo local, inclusive existe um projeto que pede patrocínios para a reforma. Além de sugestões de local recebido, preferimos a Praça do Todos os Santos por ser um ponto de referência - afirma.
Para o futuro pretendem realizar um campeonato de várias tribos com muro de escalada, shows, slakline, skate e outros esportes, com o apoio da prefeitura, após o termino da reforma.
PAIXÃO
Thiago começou a praticar o esporte no ano de 2000, quando estava no final da oitava série. Andando todos os anos sempre que pode, parando apenas para os estudos e trabalhos.
- Dei uma parada agora devido a faculdade, ando só no fim de semana, ou juntamos um grupo de amigos que sentem prazer de andar, o pessoal das antigas e marcamos um dia. Hoje a vida é muito corrida e cheia de responsabilidade - conta.
Para ele o skate é um dos melhores esportes a ser praticado hoje em dia na sociedade de Montes Claros.
- Eu acho o skate um dos melhores esportes a ser praticado numa juventude que esta em Montes Claros, as pessoas conseguem reunir uma grande habilidade motora, grandes vínculos de amizade, e a afirmação de que skatistas não são drogados, são pessoas de caráter. Para mim foi muito importante que conheci o movimento estudantil, as lutas de classe, meus principais amigos, uma das melhores coisas, e que se aparecer na vida de qualquer um vai ser uma grande porta – afirma.
O ESPORTE
O skate é um esporte considerado como radical, inventado na Califórnia que consiste em deslizar sobre o solo e obstáculos equilibrando-se numa prancha, mais conhecida como shape, completa por quatro pequenas rodas e dois eixos chamados de “trucks”. Com o skate são executadas manobras com baixos a altos graus de dificuldade.