Michelle Tondineli
Repórter
Além dos shows, as produções também são marcadas pela interface da música com outros segmentos da cultura, tais como o audiovisual, o teatro, a comunicação livre, as artes visuais e outros.
Cerca de 2.700 inscrições foram recebidas pelo TNB - Toque no Brasil durante o período de inscrições do Grito Rock 2010, que teve início no dia 05 e se estendeu até o último dia 15. Ao todo, 500 vagas foram disponibilizadas pelo GR na primeira ação promocional do TNB.
O Toque no Brasil é uma realização da Abrafin -Associação brasileira de festivais independentes, BM&A - Brasil Música & Artes - entidade conveniada à Apex, circuito Fora do Eixo e casas associadas, e que o projeto encontra-se em sua primeira versão 1.0 Beta.
Segundo os organizadores, em 2009 o evento foi ótimo. Apesar da péssima acústica do ginásio, quem compareceu teve a oportunidade de assistir ótimos shows de variados estilos de rock. No dia primeiro, a noite começou com o show da banda Tetrex, que com o seu trashmetal já fez todo mundo começar batendo cabeça.
De acordo com a organizadora do evento, Lorena Bastos, ainda é muito difícil realizar eventos culturais em Montes Claros, principalmente quando se trata da cultura urbana, como é o caso do rock.
- Mas, já evoluímos bastante em questão de incentivos. Muitas empresas já entendem claramente o potencial desses movimentos urbanos que cresce a cada ano. Nesta edição, contamos com a parceria do Studio Rock, Master Cabo, Abrafin, Toque no Brasil e com o apoio da Tocata Instrumentos Musicais e W&W Vídeo Produções.
Mas, infelizmente, muitas empresas ainda só conseguem ver como bons investimentos eventos voltados para a cultura de massa e não conseguem visualizar a importância de fomentar a cultura urbana que vem sendo produzida na cidade - diz.
A organizadora afirma que, desde o início do Retomada em 2007, até hoje, já se pode perceber como melhorou o cenário musical na cidade.
- Sem dúvida, a quantidade de bandas desenvolvendo um trabalho autoral, cada uma ao seu modo, potencializou esse processo de crescimento da cena. Muitas dessas bandas já externam seu trabalho no estado e estão construindo seu caminho Brasil a fora, levando junto consigo o nome da cidade. Um bom exemplo é a banda Soprones, que através da agência Retomada já se apresentou em grandes festivais da Abrafin como o Goiaba Rock (Inhumas – GO) e o Jambolada (Uberlândia – MG) e através da agência Fora do Eixo Minas irá realizar uma turnê no Grito Rock 2010, tocando em Uberlândia, Uberaba e chegando aqui no domingo para tocar no Grito Rock Montes Claros. Quando os artistas começam a perceber a realidade da indústria fonográfica no país e passam a entender o novo modelo de mercado que existe hoje, automaticamente o cenário musical da cidade evolui - finaliza. (MT)