Logotipo O Norte
Quarta-Feira,24 de Setembro

Semana de gays e congêneres realiza palestras e acaba com Parada

Jornal O Norte
Publicado em 23/10/2009 às 11:12.Atualizado em 15/11/2021 às 07:14.

Michelle Tondineli


Repórter



Estão sendo realizados em Montes Claros, durante toda esta semana, palestras e discussões sobre os direitos de lésbicas, gays, bissexuais e transexuais. Para o encerramento desta semana de muito trabalho, está programada, na Avenida Sanitária, das 17h as 23h59, a 6ª Parada do orgulho LGBTS de Moc.



(foto: ARQUIVO)


null



De acordo com a socióloga, Fernanda , a semana e aparada acontece em nome de reivindicação da igualdade de direitos.



- Em cada parada, cresce o número de participantes, sendo ainda baixo o número de GLBTS cadastrados em nosso sistema. Acredito que o preconceito é visto como epidemiológicos – diz Fernanda Torres.



Fernanda ainda fala que desde 2000 são realizados trabalhos de prevenção à DST, HIV e outras doenças, cujo público alvo eram homossexuais. 



- Na época, a iniciativa era do projeto Homens que fazem sexo com homens (HSH), que também estimulava a mudança de práticas e atitudes frente à aids em Montes Claros. E foi a partir daí que nosso trabalho com o Grappa passou a ser de parceria e prevenção, pois muitas pessoas não queriam financiar o nosso movimento. Por isso é que nos desvinculamos para ser o Movimento gay das geraes (MGG), que realizou sua primeira parada gay - diz.



A partir daí todo ano foi firmada a realização da parada para a festa de encerramento de palestras que discutem os direitos de igualdade e a luta contra o preconceito. A parceria com a Associação brasileira de gays, lésbicas e travestis (ABGLT) e do Grupo Gay da Bahia (GGB). Fernanda ainda fala que no ano de 2005 aconteceu à oficialização em documentos do MGG, e foi possível a parceria com várias instituições que abraçam a causa LGBTS.



- O MGG realiza atividades para toda a comunidade, como palestras realizadas em escolas públicas e privadas, empresas, faculdades e universidades, desenvolvendo a cidadania, direitos humanos, sexualidade, homossexualidade e prevenção a DST, conta.



Dento das atividades desenvolvidas o MGG também realiza a Tarde da Beleza, no qual trabalha a auto-estima, direitos humanos, cidadania e prevenção às DST com os travestis e transexuais. Olimpíadas GLBT que promove interação e socialização, cuidando da saúde, lazer e inclusão social. Miss Gay Caricata, evento que tem como objetivo gerar renda para dar continuidade às ações do MGG. Semana Cultural GLBT da diversidade sexual, discutindo temas sobre cultura e divulgação das ações do MGG.



Circuito Informativo Noturno com trabalho de prevenção realizado por voluntários com distribuição de preservativos, materiais gráficos informativos em BRs, avenidas, bares, boates e eventos em geral.  Reuniões semanais dentre outros.



Segundo Fernanda, com apenas 130 pessoas entre heterossexuais e LGBTS cadastradas, as reuniões semanais acontecem na sala do MGG na Casa da Cidadania, próximo a praça da estação, e qualquer interessado independente de sua escolha sexual, pode participar toda segunda, às 19 horas.



- Com o cadastro, a pessoa tem direito a receber camisinhas gratuitas todo mês, além de receber informações sobre a nossa causa. A parada Gay, só acontece devido a estas reuniões. Assim como todo nosso trabalho de prevenção. Temos que tirar da cabeça das pessoas que nós só fazemos festa. A parada Gay hoje é para finalizar a semana LGBTS. Este ano já estamos na sexta parada, afirma.



Com o lema “Eu vejo um novo começo de era, de gente fina e sincera”, o MGG realizou a Semana do orgulho LGBTS durante os dias 17 a 23. Aconteceu a 4ª Olimpíada LGBT, e palestras sobre humanização – qualidade de atendimento ao público LGBT, o papel da escola e da família na educação sexual dos adolescentes jovens, movimento de expansão dos direitos humanos LGBT, Cine Rainbow, situação de enfrentamento do HIV no norte de Minas Gerais, a contribuição da psicologia, do serviço social e do direito de enfrentamento à homofobia, com interprete de libras todos os dias. Fernanda destaca o significado desta semana para os LGBTS.



- A semana de Orgulho e da diversidade sexual é a integração junto a sociedade, discutindo temas relevantes como saúde, educação, direitos humanos, integração social. Também serve para divulgar as atividades de associação e trabalhar a socialização e desmistificação de rótulos impostos pela sociedade, finalizou.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por