No período de 4 a 10 de novembro, alunos e professores do Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernandez promovem uma intensa programação artística e cultural, com a realização da 20ª Semana da Cultura
Jerúsia Arruda
Repórter
jerusia@onorte.net
A partir de domingo, 4 de novembro, o Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernandez a Fundação Marina Lorenzo Fernandez iniciam mais uma edição da Semana da Cultura, com uma programação diversificada, onde serão apresentados espetáculos de teatro, música e dança.
A Big Band Dionízica é uma das atrações da Semana
(foto: WILSON MEDEIROS)
A 20ª Semana da Cultura acontece de 4 a 10 de novembro, com participação de grupos formados por professores e estudantes do conservatório e da Unimontes, além da Camerata de Violões do Conservatório Brasileiro de Música, do Rio de Janeiro.
A programação começa no próximo domingo, às 10 horas, com apresentação do grupo folclórico Zabelê e convidados. Às 20 horas, se apresenta a banda DNZ º Z.
A abertura oficial da 20ª Semana da Cultura acontece na segunda-feira, 5, na sala Candido Canela do Centro Cultural, às 20h30, com apresentação do Coral Lorenzo Fernandez, regido pela maestrina Clarice Sarmento.
Às 20h40, se apresenta a Camerata de Violões do Conservatório Brasileiro de Música do Rio de Janeiro, coordenada por Paulo Pedrassole.
O núcleo do conservatório em Bocaiúva também participa da Semana. Na terça-feira, 6, às 19 horas, tem Viagem pela Natureza, com coordenação da professora Lucinéia Nogueira e apresentação do Grupo de Flautas Sol Maior, coordenado pelo professor Halex Fharley. As apresentações acontecem no Centro Cultural Herbert de Souza.
Na quarta-feira, às 19 horas, tem apresentação do Coral Júnia Melo Franco, na Igreja Nosso Senhor do Bonfim, coordenado pelo maestro Normando Silva.
Em Montes Claros, a programação de terça-feira traz o grupo lírico Bezzi, dirigido pela maestrina Maristela Cardoso. O grupo Bezzi se apresenta às 20h30.
Na quarta-feira, às 20h30, tem Concerto de Trompete, com Rita de Cássia Oliveira ao piano. Em seguida, se apresenta a Orquestra Sinfônica de Montes Claros.
Na quinta-feira, às 17 horas, se apresenta o Grupo Teatral Olho de Gato, em Montes Claros, e Os Saltimbancos, em Bocaiúva.
Às 20h30, a Big Band Dionízica apresenta os grandes clássicos do jazz, com coordenação de Marcelo Andrade.
Sexta-feira, às 20h30, o Grupo de Choro Geraldo Paulista, formado pelos músicos Tião Andrade (violão), Jonathan Pinheiro (cavaquinho), Jukita Queiroz (violão), Rafael Milo (flauta transversal), Gladson Braga (percussão) e Kollek Pereira (trombone), apresenta um repertório recheado de chorinho e sambas de compositores consagrados, como Ari Barroso, Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazaré, Chico Buarque, Jacob do Bandolim e, é claro, Geraldo Paulista.
A 20ª Semana da Cultura termina sábado, dia 10 de novembro, às 20h30, com apresentação do musical Flashes e Flores, coordenado pelo professor Ediny Emiliano.
No período de 4 a 10 de novembro, uma Mostra de Artes montada na galeria Godofredo Guedes exibe os trabalhos produzidos pelos alunos do curso de Decoração do conservatório.
Em Montes Claros, toda a programação acontece no Centro Cultural Hermes de Paula e aberta ao público, gratuitamente.