Semana da consciência negra vai até 22 de novembro

Jornal O Norte
Publicado em 18/11/2009 às 09:43.Atualizado em 15/11/2021 às 07:17.

Dia 20 de novembro foi instituído como feriado municipal em Montes Claros, pela lei n° 3.897, de 27 de dezembro de 2007. A Prefeitura, através da Coordenadoria de Igualdade Racial realiza, de 17 a 22 de novembro, a 2ª Semana Municipal da Consciência Negra, que tem objetivo de  conscientizar sobre a necessidade do fim dos preconceitos.



A pré-abertura da programação foi ontem a noite, no Instituto Superior de Educação Ibituruna (ISEIB). Aconteceu uma apresentação Afro-cultural, com puxada de redes, capoeira, maculelê, toques de tambores, com ritmos de recôncavos baiano e mesa redonda.



A abertura oficial acontecerá hoje, dia 18, às 18 horas, no Arte Oficio, localizado a Avenida Deputado Esteves Rodrigues (Sanitária), com palestra de Maria de Fátima Oliveira. O tema será “a política de saúde para populações negras.”



Quinta-feira, 19, ocorrerá o concurso de Beleza Negra, às 19 horas, na casa da Juventude, rodeado de apresentação afro-cultural, desfile e shows com as bandas Pop e Novos Ares.



Sexta-feira, 20, o Padre Antônio Avilmar ministrará a palestra sobre “racismo e preconceito”. Será entregue o “Prêmio Zumbi”, para alunos e professores. O concurso comemora 314 anos de Zumbi dos Palmares, sendo um estímulo ao desempenho daqueles que desenvolvem experiências de promoção da igualdade étnica-racial, no âmbito escolar. Domingo, 22, haverá uma missa Afro, na Igreja São Francisco de Assis, bairro Edgar Pereira, ministrada pelo Padre Antônio Avilmar.



Para a coordenadora Vera Nice dos Santos (Brexó), o racismo é visado em todos os lugares, até mesmo pelo próprio negro.



- Temos que fazer valer a pena. Até mesmo o próprio negro é preconceituoso com seu povo. A cidade deve participar, inclusive a população negra, para mostrar a sua necessidade. O concurso Beleza Negra, em parceria com o colunista João Jorge, valoriza a mulher e a auto-estima, afirma.



A assessora pedagógica, Ralime Nunes Raim afirma que o evento conta com várias parcerias, e que a movimentação deve ser grande.



- A população precisa de visibilidade para quebrar o racismo, o preconceito, a cisma de lembrar somente do Zumbi dos Palmares. Deve-se ter um olhar diferente. O feriado do dia 20 de novembro é para comover a todos, argumenta. (MT)

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por