A arte norte-mineira encontra mais espaço, durante essa pandemia, nos eventos virtuais. Mais uma iniciativa vai difundir a arte e seus criadores por meio de trabalhos autorais na música, artes plásticas, dança e literatura. As criações serão divulgadas por meio de vídeos, clipes, memórias fotográficas, imagens, depoimentos e interferências dos autores, em seus locais de origem.

Toda essa produção integra o Cultive.com, projeto virtual derivado do “Cultive: Arte Coletiva”, idealizado pela produtora cultural Berenice Chaves.

A primeira edição do evento, de forma presencial, aconteceu em 2019, em Montes Claros, com a participação de 23 artistas. 

Em razão da pandemia pelo novo coronavírus e da impossibilidade dos eventos presenciais, um novo formato foi proposto, sem que se deixasse perder o objetivo e as emoções propostas, anteriormente, pela produtora.

O Cultive.com acontecerá em formato de série on-line, contendo 16 episódios, com apresentação, direção e produção de Beré. 

“Em cada episódio, as emoções reveladas pelas obras serão mostradas ao público mundial, desde a origem e influências, passando pelas inspirações, parcerias, uso de técnicas e colaborações, indo até a finalização da obra de arte”, conta a produtora.

PROGRAME-SE

A veiculação da série cultural será aos domingos, através da plataforma Youtube.com, no canal da produtora, e em suas redes sociais do Facebook e Instagram, a partir de 27 de setembro, às 20h.

Haverá, também, divulgação nos perfis dos artistas convidados. Entre os participantes, nomes como o compositor e baixista Yuri Popoff; do compositor, tecladista e acordeonista Célio Balona; e do cantor Carlos Walker.

Também integra o grupo o reconhecido saxofonista da MPB Beto Saroldi (trabalhou na banda de Gilberto Gil, Guilherme Arantes e Erasmo Carlos); o premiado artista plástico Afonso Teixeira; o compositor Jorge Takahashi; a professora e bailarina de dança flamenca Elisa Pires; o guitarrista e diretor musical Natan Marques; a majestade do ritmo brasileiro, o baterista Robertinho Silva; o grande parceiro e letrista de Rosa Passos, Fernando de Oliveira; a cronista Raquel Souto Chaves, dentre outros, que representam o que há de melhor no cenário artístico montes-clarense e brasileiro. 

A série se estenderá até 10 de janeiro de 2021.

Série cultural on-line Cultive.com 
Quando: a partir de 27 de setembro, sempre aos domingos
Onde: youtube.com/Berenicechaves1
Horário: 20 h