Rompendo fronteiras - Conservatório Lorenzo Fernândez comemora 15 anos em Bocaiuva

Jornal O Norte
Publicado em 29/07/2011 às 19:08.Atualizado em 15/11/2021 às 17:32.

O Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernândez (CELF), maior escola de artes da América Latina, com quase 5 mil alunos, em seus 50 anos comemora, em agosto, os 15 anos do seu anexo, na cidade de Bocaiuva.



Para marcar a data, a instituição prepara uma série de festividades para brindar mais essa importante fase da sua história e da cidade de Bocaiuva.



Está prevista a seguinte programação: 05 de agosto: noite de homenagens e jantar dançante (adesão), a partir das 20h30, no Salão de Festas Zumbi, com a Big Band Dionízica e Banda Life, e no dia 07, Missa em Ação de Graças pelos 15 Anos do anexo, a partir das 19 horas, na Igreja Nosso Senhor do Bonfim, além de apresentação do Coral Júnia Melo Franco. Logo após, apresentações na Praça Wandik Dumont com alunos e grupos do Conservatório.



Para a diretora da instituição, professora Iraceníria Fernandes da Silva, o conservatório em Bocaiuva veio trazer benefícios para todos.



- Ali viabilizamos importantes projetos e parcerias entre escola e sociedade que contribuem significativamente para o crescimento artístico-cultural de nossos alunos. É um momento de júbilo para todos nós - destaca a diretora.






O CONSERVATÓRIO



Inaugurado em março em 1961, e atualmente dirigido pela professora Iraceníria Fernandes da Silva, o CELF traz no nome uma homenagem ao maestro e compositor Oscar Lorenzo Fernândez, que exerceu um importante papel na afirmação do nacionalismo brasileiro, utilizando em suas obras, características musicais populares e folclóricas.



A fundadora da instituição foi a musicista Marina Helena Lorenzo Fernândez, filha do compositor, que recém chegada do Rio de Janeiro, em 1947, ficou encantada com a musicalidade dos montes-clarenses.



Em 14 de março de 1961, o sonho se tornou realidade, com o apoio do então prefeito de Montes Claros, Simeão Ribeiro Pires, grande incentivador da cultura em nossa região.



A sua estadualização ocorreu em 1962, e o Conservatório funcionou em dois locais até 2006, quando inaugurou a nova sede, no bairro Jardim São Luiz.






ANEXO BOCAIUVA



Em 1996, nascia na cidade de Bocaiuva, o anexo do Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernândez. Fruto do idealismo, trabalho e perseverança de Marina Sarmento Veloso e da Fundação Graciema, na pessoa de Ronildo Ribeiro Andrade e seus colaboradores, o conservatório veio se firmar no cenário do Ensino das Artes na cidade e adjacências.



Graças ao empenho dessas pessoas que viam nessa empreitada a possibilidade de transformação por meio da arte, viu-se realizado o sonho. O anexo abriu suas portas à comunidade bocaiuvense em agosto do mesmo ano, situado à rua Coronel Freire, 215, nas instalações da Fundação Graciema com casa alugada para esse fim.



Começou atendendo cerca de 350 alunos nos cursos de Violão, Musicalização, Piano, Teclado, Flauta Doce e com as atividades de Canto Coral, Balé, Teatro, Dança, Artesanato e Desenho/Pintura. Um trabalho que envolve 13 profissionais e 03 servidores na área administrativa.



Com diversas parcerias, vários projetos foram realizados nesses 15 anos, como o Música na Escola, em que os professores do Conservatório repassam aos seus colegas da rede estadual, conteúdos na área musical e artística; e o “Conservatório na Rua”, em que os professores atendem alunos das escolas municipais e estaduais, realizando um trabalho de integração das áreas da música, artes plásticas e cênicas. 



Com o passar do tempo outros cursos e matérias se agregaram à grade curricular, tais como: Canto, Percepção e Oficina de Multimeios.



Atualmente sob a direção da professora Iraceníria Fernandes da Silva e com apoio da prefeitura, Fundação Graciema e Sociedade Bocaiuvense, atende cerca de 800 alunos, visando o ensino de qualidade em que a criança possa ser inserida toda a comunidade.



Nessa caminhada vitoriosa, muitos alunos se destacaram e foram razão primordial para fazer do conservatório uma referência no Ensino das Artes na cidade.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por