Romance convida a um mergulho profundo nas relações humanas
Desenvolvido a partir da vontade de escrever sobre a tensão existente nas relações familiares, profissionais, de amor e de amizade, o livro Avião de Papel (Ed. Apicuri), da mineira Beatriz Castanheira, com apresentação de Carola Saavedra, foi lançado no dia1º de setembro
Desenvolvido a partir da vontade de escrever sobre a tensão existente nas relações familiares, profissionais, de amor e de amizade, o livro Avião de Papel (Ed. Apicuri), da mineira Beatriz Castanheira, com apresentação de Carola Saavedra, foi lançado no dia1º de setembro.
A riqueza de detalhes da escrita impressiona, uma vez que envolve e convida o leitor a fazer parte da história. Percorrendo os caminhos pelos quais transitam os personagens, a cada palavra, é possível imaginar o cenário, sentir as angústias, os medos e os objetivos e reviver o passado de Clara, Otávio, Rílare e Sílvia, bem como os segredos que envolvem a vida destes protagonistas do quadrado amoroso.
A forma como os mistérios surgem e são desvendados ao longo da narrativa é um dos aspectos mais interessantes do livro. E a (des)construção da história, vinculada à performance verbal extremamente imagética, instigam no leitor a curiosidade pelas particularidades dos personagens. A autora dá voz a cada um deles, às vezes, apenas por meio de flashes de memória num fluxo de palavras; um intenso jogo de conexão e desconexão que é pano de fundo para cada trama.
Beatriz explica que a obra não tem o intuito de deixar mensagem ao leitor. - - Trazemos conosco um acúmulo de tudo o que vivemos e de nossas leituras e essas experiências, naturalmente, me influenciaram para escrever Avião de Papel. No entanto, penso que uma das grandes forças da ficção é justamente a possibilidade de tentarmos viver e imaginar outras vidas, outros lugares, outros tempos, diz.
Sobre a autora
Beatriz Castanheira nasceu em Conselheiro Lafaiete (Minas Gerais) e formou-se em Comunicação pela PUC-Minas. Trabalha e vive no Rio de Janeiro, onde cursou especialização em Literatura, Arte e Pensamento Contemporâneo e é mestranda em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio.
Tem contos publicados nas antologias “A polêmica vida do amor” e “Sábado na Estação”; no jornal literário Rascunho, e no Suplemento Literário de Minas Gerais. Ganhou o 2º lugar no 3º Prêmio Paulo Britto (categoria prosa).