Ricardo Castanheira, convidado especial do lançamento de As Sufragistas
Ricardo é de Portugal, estudou em Harvard John F. Kennedy School of Government, e lidera as operações e relações institucionais estratégicas da MPA-AL no Brasil, a entidade, com sede em São Paulo, cujos membros estão entre os maiores produtores e distribuidores internacionais de filme e televisão no mundo
![]() Estrategista hábil, articulador e criador de alianças e parcerias, Ricardo Castanheira é participa do lançamento de As Sufragistas nesta sexta-feira |
Nesta, sexta-feira (18), estreia em Montes Claros o filme As Sufragistas, no ibicinemas, do Ibituruna Shopping. Uma das presenças confirmadas é Ricardo Castanheira, diretor da empresa Motion Picture Association of America. Ricardo é de Portugal, estudou em Harvard John F. Kennedy School of Government, e lidera as operações e relações institucionais estratégicas da MPA-AL no Brasil, a entidade, com sede em São Paulo, cujos membros estão entre os maiores produtores e distribuidores internacionais de filme e televisão no mundo.
Castanheira foi para a MPA–AL da Microsoft Brasil, onde trabalhou como diretor de assuntos corporativos desde março de 2011. Ele se juntou à Microsoft Portugal em 2007, como líder de assuntos legais e corporativos. Antes de se juntar à Microsoft, Ricardo foi CEO da FTDI, uma fundação de TI sediada em Lisboa. Ele também trabalhou por dez anos com a CAPA, um escritório de advocacia em Coimbra (Portugal), como Advogado-Sócio. De 1995 a 2002, Ricardo foi o mais jovem membro do Parlamento Português, eleito pela circunscrição de Coimbra. Graduou-se em Direito pela universidade de Coimbra e tem vários diplomas avançados em gestão.
- O setor de audiovisual brasileiro está crescendo e os brasileiros, de todas as regiões do país, têm mais oportunidades de acesso aos filmes, televisão e outros produtos culturais, por meios nunca imaginados antes. A MPA-AL tem um papel vital a desempenhar nesse ambiente dinâmico, apoiando os direitos dos criadores, um mercado sustentável e bem sucedido para atividades culturais, seja em cinemas, comércio, na televisão ou na internet - disse Ricardo Castanheira, em entrevista.
Disse também estar extremamente honrado em ter sido escolhido para essa posição e animado para trabalhar lado a lado com os diversos parceiros da MPA-AL, de maneira a continuar a fazer do Brasil um excelente país para gerar, distribuir e assistir a produtos criativos.
AS SUFRAGISTAS
Drama histórico sobre a luta de mulheres pelo direito ao voto, o filme estreia em Montes Claros, numa Avant première para convidadas, nesta sexta-feira (18). As Sufragistas (Suffragette) é estrelado por Carey Mulligan, Meryl Streep e Helena Bonham Carter que acompanha o início do movimento feminista e a luta pelo direito ao voto feminino na Inglaterra.
O filme se passa na Londres do início do século XX e retrata o crescimento das aparições em público das sufragistas, mulheres que resistiam à opressão de forma passiva, mas, a partir do momento em que começam a encarar uma crescente agressão da polícia, decidem se rebelar publicamente.
A atriz Carey Mulligan interpreta Maud Watts, que trabalha com seu marido em uma lavanderia. Um dia, Maud reconhece uma companheira de trabalho entre os manifestantes de um grande protesto e percebe que deve reivindicar sua dignidade.
Helena Bonham Carter faz Edith Ellyn, uma ex-professora que passou a ajudar nas campanhas da organização Women’s Social and Political Union (WSPU), quando viajou pela a Inglaterra para mobilizar mulheres a lutar por seus direitos, incluindo, principalmente, o direito ao voto. Meryl Streep interpreta Emmeline Pankhurst, líder do movimento pelo sufrágio feminino, fundadora da WSPU. O roteiro do filme foi escrito por Abi Morgan e a direção é de Sarah Gavron.