Desde a última segunda-feira, 18, o Painel Permanente de Poesia Juca Silva Neto (espaço criado para incentivar a produção artística dos poetas do Norte de Minas) abriga a mostra Retinas, do poeta, contista e professor de literatura Guilherme Rodrigues. São oito poemas, compostos nos últimos seis anos pelo poeta, que se descreve como sendo um montes-clarense de Manga nascido em São Paulo.
- Estes poemas refletem minhas percepções e inquietações existenciais metaforizadas por estas retinas. Retinas é a postura estética do sujeito que vive/vê ou tenta viver/ver os incessantes embates com o mundo e com os outros – eu mesmo, como um outro – que nos cercam, reflete o autor.
Segundo o poeta e crítico literário Affonso Romano de Sant’anna, que conheceu o trabalho de Guilherme em 2003, os poemas de sua atual fase são consistentes, continuam sua pesquisa, são um avanço formal e conteudístico.
O Painel Permanente de Poesia Juca Silva Neto está localizado na Biblioteca Pública Municipal Antônio Teixeira de Carvalho, no Centro Cultural Hermes de Paula, e fica aberto para visitação pública de segunda a sexta-feira, das 8 às 22 horas. Seu nome é uma homenagem ao poeta, cordelista e repentista José Pereira da Silva Neto, apelidado de Juca, em reconhecimento ao seu trabalho literário e artístico.
Os poetas que tiverem interesse em expor seus versos no painel podem entrar em contato pelo telefone (38) 3229-3456 ou 3229-3458.