O espírito natalino será retratado em uma exposição de guirlandas a partir da próxima terça-feira, 7, no restaurante Terraço, em Montes Claros. As peças produzidas artesanalmente pelos montes-clarenses Cristiano Coimbra, arquiteto, e Janice Gomes, artista plástica, e ficarão em exposição até o dia 24 de dezembro, véspera de Natal.
As guirlandas fazem parte de um projeto que nasceu em 2009, quando os artistas iniciaram suas pesquisas e, a partir de ramos de videiras e outras plantas de seus próprios quintais, teceram as coroas natalinas. Matérias-primas da vegetação regional e materiais originais como rolhas de champanhe dão toque final às peças. Os interessados poderão comprá-las.
HISTÓRIA
As guirlandas tiveram origem, onde hoje, é a Alemanha e a Escandinávia. As pessoas recolhiam folhas de pinheiro em pleno inverno porque eram as únicas que permaneciam verdes. Com elas, preparavam guirlandas, que representavam à esperança do retorno do sol, depois da escuridão do inverno. O formato circular simboliza o ciclo anual das estações do ano.
As velas colocadas ao redor, guardavam a promessa de luz e de renovação da vida. Diz antiga lenda, que se as pessoas passassem por elas, atraiam sorte pra si. As guirlandas eram vistas como sinal de esperança e vida; e sua fita vermelha representa o amor de Deus que nos envolve.
De origem pagã, as guirlandas remontam aos costumes de adornar edifícios e lugares de adoração para a festividade que se celebrava ao mesmo tempo do Natal.