Eduardo Brasil
Colaboração para O NORTE
Com recursos do FEC – Fundo estadual de cultura, com contrapartida da prefeitura de Montes Claros, a segunda etapa das obras de restauração do antigo prédio conhecido como Sobrado dos Versiani Maurício, na Rua Coronel Celestino (atrás da Igreja da Matriz) foi concluída nesta semana. Os serviços são conduzidos pela Restaurare Construtora e abrangem uma área de 400m2.
FÁBIO MARÇAL
Término das obras do casarão deverá coincidir com as bodas
de prata do Conselho municipal do patrimônio histórico.
De acordo com o diretor técnico da empresa, Renato Pinheiro Cury, na primeira e segunda etapa foram realizados todos os trabalhos de estabilização da estrutura do imóvel secular, serviços de alvenaria, de revestimento, de assoalho e do forro térreo.
- O trabalho é realizado de forma criteriosa, com paciência, por funcionários especializados em restaurações de bens históricos tombados pelo município, muitas vezes utilizando o mesmo material da construção original, como o adobe de barro com capim que, além de tudo, é altamente resistente e torna o ambiente mais fresco.
O secretário municipal de Cultura, Ildeu Braúna, cuja pasta é responsável pelas obras de restauração do velho sobrado, acrescenta que a intenção é concluir todo o serviço em 2011, data que ele considera importante para a questão da luta pela preservação da história de Montes Claros.
- Em 2011, coincidentemente, o COMPHAC – Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural de Montes Claros, criado na primeira gestão do prefeito Luiz Tadeu Leite, comemora suas bodas de prata, completando vinte e cinco anos de atividade. Um bom motivo para que as obras sejam realmente concluídas neste período - diz.