Sobre a setlist, a República Casanova promete várias surpresas
Por Adriana Queiroz
No dia 19 de maio, sexta-feira, Montes Claros receberá o show de Nando Reis com a Turnê Jardim-Pomar. E os Paralamas do Sucesso se apresentarão no sábado, 20, no Parque de Exposições João Alencar Athayde. Os portões serão abertos nos dois dias, a partir das 19h.
Para a abertura dos shows foi convidada a banda montes-clarense República Casanova, uma banda de pop rock formada pelos montes-clarenses Fred Castro (vocalista), João Terra Maciel (baterista), Paulo Henrique Câmara (baixista) e Pedro Brandão (guitarrista).
- Flertamos com vários subgêneros nesta mesma vertente sempre com o propósito de levar ao espectador um verdadeiro show, com conexão e entretenimento, nunca perdendo a atitude, essência e autenticidade do rock n roll - diz Fred.
A banda mudou-se de Montes Claros para Belo Horizonte em outubro do ano passado e desde então tem tocado em algumas das mais importantes casas de show da capital, além de algumas cidades próximas, como Lagoa Santa, Tiradentes e Sete Lagoas.
- O foco atual da banda é acompanhar a modernidade sonora. Somos uma banda ligada a tendências e tentamos absorver musicalidades diversas, sempre sem perder nossas raízes. Eu e João Terra nos conhecemos há tempos, desde antes de formarmos a banda em 2010, ainda com outros dois integrantes e com o nome de Mr. Jones. Em meados de 2013, tivemos a entrada de Pedro (guitarra) e posteriormente em 2014, de Paulo (baixo) - conta.
GRAVAÇÕES
O grupo compôs algumas músicas que entraram em seu primeiro EP (extended play - nome dado a uma gravação em vinil ou CD que é longa demais para ser considerada um compacto, e muito curta para ser classificada como álbum), gravado em Montes Claros no fim de 2013, mas a maioria das composições atuais da banda vem do talento de Pedro, que atualmente compõe para alguns dos maiores produtores do Brasil, como Rick Bonadio, que foi diretor artístico do segundo EP da banda, gravado em São Paulo em 2015.
Com relação às inspirações ou influências na hora da compor suas músicas, Fred conta que coincidências à parte, Nando Reis e Herbert Vianna (Os Paralamas do Sucesso) são duas fortíssimas influências.
- Nando Reis e Paralamas são unanimidades e lendas vivas da música nacional. Difícil não inserir Renato Russo (Legião Urbana) como uma das maiores influências também - diz.
Sobre o convite para abrir o show de Nando Reis e Paralamas do Sucesso, ele conta que ficou bastante feliz e honrado pela valorização do trabalho da banda.
- O convite surgiu da produção do evento, que em parte é a mesma que promoveu o show do Capital Inicial, que abrimos em Montes Claros no ano passado. Aliás, os últimos anos têm sido generosos conosco, em vários aspectos. Trabalhamos duro desde 2010 e 7 anos depois, nossas ambições não podem ser em nada menores que a de estarmos presentes nos maiores shows e eventos. Só em 2017 já servimos de banda base para grandes nomes nacionais como Tico Santa Cruz (Detonautas Roque Clube) em janeiro e Gabriel O Pensador em abril; além de termos feito abertura do show do Emmerson Nogueira em março, conta.
REPERTÓRIO
O grupo acompanha a trajetória de Nando Reis e Paralamas há muito tempo e sente-se honrado pela oportunidade de escrever uma grande página de sua trajetória.
- São obras que sempre estão presentes nos nossos repertórios, seja de bar ou shows maiores. Estaremos diante de verdadeiras lendas - conta.
Sobre um convite inédito, que gostariam de receber, eles dizem que Infelizmente alguns dos seus grandes ídolos já se foram, e algumas outras bandas acabaram se dissolvendo por outras razões, mas tocar com os seus conterrâneos como o Jota Quest ou Skank seria de muita importância, especialmente agora, que moram na mesma cidade.
- Uma hora vai acontecer - diz Fred.
Sobre a setlist, a República Casanova está montando um novo repertório desde o mês passado e irá trazer várias surpresas, pois cada show é sempre diferente.
- Nosso modo de tocar é mais freestyle, e a missão é sempre botar a galera pra pular.
Sobre os dias 19 e 20 de maio, eles esperam um grande público, e como é de praxe nos eventos que envolvem o pop rock, garantem muita animação e energia.
- Shows assim são sempre muito bons e o palco é a extensão da nossa casa.