Logotipo O Norte
Quinta-Feira,18 de Setembro

Reflexos da humanidade - O escultor montes-clarense Fabiano Ferreira desenvolve projetos para criação de monumentos públicos na região e nas principais capitais brasileiras

Jornal O Norte
Publicado em 23/09/2011 às 20:34.Atualizado em 15/11/2021 às 06:06.

ADRIANA QUEIROZ


Repórter



Fabiano Ferreira nasceu em Montes Claros. É filho da musicista Nancy Ferreira e do empresário aposentado Leopoldo Ferreira e convive com a arte desde a infância.



null



- Desde criança convivo com as manifestações artísticas, nas suas variadas formas. Escutava minha mãe ensinando bolero e bossa nova na sua escola de música. Fui pegando apreço pela música em geral e também via os meus tios, pintando quadros, entalhando santos em madeira e com isso cresci respirando arte. Observava como expectador toda essa produção artística, diz.



Em 2000, o artista criou sua primeira obra, um retrato de uma madona européia, no estilo cubista.



- Quando as pessoas viram minha criação, falaram que estava inserida em conceitos do cubismo e também no estilo impressionista europeu. Achei que estavam falando grego comigo. Por que até então eu não conhecia a fundo as técnicas e estilos de pintura. Era um apreciador apenas, conta.



Estimulado pela família e por amigos, o artista ingressou no ramo da arte com olhar crítico e profissional.



Em 2000 estudou pintura abstrata e minimalista com o tio, o artista plástico Tako Ferreira.



Tako que era de Patrocínio-MG residiu um tempo em Belo Horizonte e expôs em cidades como Cancun, Boston, Nova Iorque, Paris, Londres, Emirados Árabes e em vários outros países da América Latina. Um de seus quadros foi leiloado em Boston, pela galeria Visual de Brasília-DF por cinqüenta mil dólares.



- Ele tinha picos de humor, um pouco de receio de ensinar o que sabia, mas ao mesmo tempo falava você tem que levar a fundo seu trabalho porque o que você faz, parece ser de artistas antigos. Ele queria dizer que minhas obras pareciam com as dos artistas do Renascimento. Eu achei um elogio, não vou ser hipócrita, serviu como estímulo. Quanto às técnicas e estilos, meus e deles, são completamente diferentes, diz.



De lá para cá, Fabiano ingressou em importantes galerias, na região Centro-Oeste, São Paulo e Rio de Janeiro.



Atualmente participa de leilões e exposições coletivas com artistas renomados como Volpi, Portinari, Di Cavalcanti, entre outros.






SOBRE AS PEÇAS



O processo de criação se deu a partir de um desenho de Vitrovius, sobre as proporções físicas humanas, utilizando o círculo e o quadrado como parâmetros.



- Na composição de minhas esculturas, proponho a reconstrução das proporções físicas e psíquicas do ser humano. É visto em meu trabalho escultural círculos, quadrados e outros elementos geométricos planos e espaciais, em que os mesmos, aliados ao processo criativo recriam as formas físicas humanas e fazem alusão a psiqué humana, recriando os dramas, as dúvidas, os anseios, as conquistas e a busca pelo equilíbrio mental e físico, avalia.



null


Escultura de ferro com pintura automotiva. Dimensões 80 x 79 x 76. Baseada no famoso desenho de Vitrovius das proporções humanas



Na parte conceitual do trabalho de escultura do artista, ele procura abordar temáticas variadas como, por exemplo: o aquecimento global, a luta pela preservação da natureza. No aspecto social, procura dar enfoque na luta pela igualdade entre os povos e pelo senso de justiça.



Vê-se o empenho contra o xenofobismo, igualdade racial, preconceitos contra as síndromes (nanismo, obesidade, entre outros).



- É ser igual na diferença - conta.






PROJETO CULTURAL



Refletindo na possibilidade de utilizar como, por exemplo, uma das praças de Montes Claros para se tornar cartão postal e democratizar o acesso as artes, o artista está desenvolvendo um projeto cultural baseado na Lei do Incentivo do ICMS junto com o músico Carlos Maia.



- Pensamos em cinco monumentos, levantamos os custos e se o projeto for aprovado precisaremos do apoio dos empresários norte-mineiros para que esta empreitada saia do papel e desta forma, a população se beneficiará com obras de arte públicas - conta.



- Em várias cidades do mundo, a gente se depara com monumentos que são cartão postal da cidade, como o Cristo Redentor no Rio de Janeiro, as pirâmides do Egito, a Muralha da China, que são monumentos conhecidos mundialmente. E porque não ter aqui uma obra que leve o nome de Montes Claros Brasil afora? - planeja.


 

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por