Recital Mozart

Jornal O Norte
14/12/2006 às 10:17.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:46

Coral Universitário canta


em homenagem aos 250 anos


de nascimento do compositor




Com participação de professores de canto (solistas) e da pianista Talitha Maria Cardoso Peres, o Recital Mozart acontece no próximo dia 19, terça-feira, às 19h30, no auditório do prédio 2 do campus universitário Professor Darcy Ribeiro. O evento é aberto ao público e a entrada é de graça

Jerúsia Arruda


Repórter


jerusia@onorte.net

O Coral Universitário da Unimontes apresenta no próximo dia 19 de dezembro o Recital Mozart, em homenagem aos 250 anos de nascimento do compositor austríaco Wolfgang Amadeus Mozart.

Reunindo 50 integrantes e dez professores de canto do curso de Artes da Unimontes, no Recital Mozart, o Coral interpreta o hino litúrgico Te Deum Laudamus (A Ti Deus, louvamos), milenar hino do repertório do canto gregoriano composto por Mozart aos 13 anos de idade (1769), quando servia ao Bispo em Salzburg, na Áustria, época marcada por uma pródiga produção de música sacra. Apesar de ser a mais simples de suas composições, em outros momentos da história o hino serviu de base e inspiração para vários compositores como Purcell (1694) para coro duplo e orquestra; Handel (1713) que o fez para a Paz de Utrecht, em 1745 para a vitória em Dettingen; K. H. Graun (1757) para a batalha de Praga; Berlioz (1855) para a Exbição de Paris; Verdi (1898); e Sullivan (1897), para o jubileu de ouro da rainha Vitória, entre outros, e até hoje é considerado um perfeito Credo de louvor, adoração, júbilo e confissão é também reconhecido como hino de Ação de Graças.

O professor Waldir Pereira da Silva, regente do Coral Universitário diz que a iniciativa tem como objetivo documentar e contribuir para a perpetuação da obra desse gênio da música erudita.

- O Te Deum é uma explosão de louvor e alegria e é a primeira vez que será apresentado em Montes Claros. Apesar das dificuldades técnico-musicais, a atual estrutura do Coral, aliada à dedicação dos professores e acadêmicos, possibilitou a preparação da peça – explica o regente.

Criado em 1992, tendo como maestrina fundadora a professora Maristela Cardoso de Freitas e, posteriormente, a professora Augusta Clarice Guimarães Teixeira, que assumiu a coordenação do projeto, no período de 1995 a 1997, o Coral Universitário é formado por coristas entre professores, acadêmicos, servidores técnico-administrativos da Unimontes e convidados da comunidade.

Com um repertório composto de música sacra, popular brasileira, internacional, folclórica e erudita em diversos idiomas, já realizou cerca de 200 apresentações nas solenidades oficiais da universidade, seminários, simpósios, fóruns e encontros de corais. Aliando arte e educação como forma de desenvolvimento das aptidões nos contextos musicais, o grupo atua nos setores pessoal, grupal, comunitário, social e político como agente eficaz para a formação e socialização de seus participantes.

Desde 1998, a condução artística do Coral é feita pelo coordenador e regente titular, professor Waldir Pereira da Silva, pelas professoras de Canto e Técnica Vocal, Aparecida de Jesus Soares Pereira e Maria Amélia Castilho Feitosa.

(*) Leia mais sobre Wolfgang Amadeus Mozart


na edição impressa de O Norte

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por