Realidade que se mistura na tela do cinema

Jornal O Norte
12/09/2008 às 15:42.
Atualizado em 15/11/2021 às 07:43

Samuel Fagundes


Repórter

Será exibido no Cinema Comentado neste sábado, dia 13 o filme Fellini 8 ½ de 1963. Segundo Elpidio Rocha Neto, coordenador do Cinema Comentado, a obra é  autobiográfico, no qual o diretor italiano Federico Fellini conta a história de um cineasta que "surta", tem uma crise de criatividade na produção de seu novo projeto.

- Fellini mistura sonho/realidade, lembranças/acontecimentos para discutir o processo criativo de um artista - bem como as manias, medos, angústias desse personagem – explica Elpidio.

No CineSesc, no domingo, será exibido A Hora da Estrela, de Suzana Amaral. De acordo com o coordenado, o filme é um projeto da diretora Suzana Amaral que possibilita a discussão e o entendimento das mudanças e transformações necessárias para se adaptar um texto literário no cinema.


 


MOSTRAS

De acordo com Elpidio, os filmes foram selecionados pela sua compatibilidade com as mostras que acontecem em setembro nos dois cines. No Cinema Comentado acontece a mostra “Cinema por ele mesmo” com filmes que discutem a dificuldade de se trabalhar e de criar no cinema, e no Cine Sesc acontece a mostra “Cinema e Literatura” que aborda como os textos literários são abordados no cinema.

- Os filmes se inserem perfeitamente na programação das duas mostras que acontecem em setembro. O Cinema Comentado Cineclube estrutura os filmes em mostras temáticas e busca selecionar as produções mais identificadas com o conteúdo e a proposta de cada mostra. E, é claro, tentamos programar filmes de qualidade estética e crítica para motivar, provocar, envolver os espectadores. – revela o coordenador.

PÚBLICO

Elpidio conta que em 2008, a média de espectadores está entre 50 e 70 pessoas, variando de acordo com o filme exibido e com a mostra estabelecida em cada mês e que a intenção é manter um média consistente de espectadores e sempre trabalhar para aumentar a freqüência.

- O público é definido pelas particularidades de cada mostra. Por exemplo, uma seleção de filmes de terror atrai uma platéia mais jovem e, fundamentalmente, interessada nos títulos que serão exibidos. Uma mostra de clássicos do cinema alemão interessa mais aos cinéfilos tradicionais. – Explica o coordenador que também é um cinéfilo de “carteirinha”.

PERFIL

O perfil dos freqüentadores de acordo com Elpidio é variado, atingindo diversos tipos de pessoas de diferentes idades com interesses também diferenciados.

- Há intelectuais e universitários com interesses nas questões estéticas e ideológicas dos filmes; há famílias interessadas num programa atraente para o final de semana; há cinéfilos mais idosos que querem rever filmes específicos; há jovens cinéfilos que querem aprimorar os seus conhecimentos, mas o ponto em comum é o interesse, o gosto pelo cinema de qualidade - brasileiro e de outros países. E, também, a possibilidade de adquirir informações diversas e interessantes por meio do conteúdo dos filmes e das discussões após as sessões – conclui Elpidio Rocha Neto.

O Cinema Comentado Cineclube acontece na sala Geraldo Freire, ao lado da câmara municipal, a partir das 19 horas a entrada é gratuita. O CineSesc tem sessões todos os domingos, no Salão de Convenções do Sesc-Pousada Montes Claros, a partir das 16 horas. O endereço do Salão é Rua Viúva Francisco Ribeiro, 200 (Ginásio do Sesc).

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por