Quarteto Belmonte se apresenta em Montes Claros

O Sonora Brasil - Formação de Ouvintes Musicais, projeto do Departamento Nacional do Sesc, chega a sua última etapa em Minas Gerais.

Jornal O Norte
18/09/2013 às 09:36.
Atualizado em 15/11/2021 às 17:11


O Sonora Brasil - Formação de Ouvintes Musicais, projeto do Departamento Nacional do Sesc, chega a sua última etapa em Minas Gerais. O grupo que circulará pelo estado será o Quarteto Belmonte e se apresentará em Poços de Caldas, Juiz de Fora, Teófilo Otoni, Montes Claros, Uberlândia, Uberaba e Araxá. A entrada para todas as apresentações é gratuita. Sujeito a lotação dos espaços.

O Sonora Brasil tem se consolidado como o maior projeto de circulação musical do país e o biênio 2013/2014 apresenta dois temas: Tambores e Batuques e Edino Krieger e as Bienais de Música Brasileira Contemporânea. Até dezembro de 2013 serão realizadas 450 apresentações, em 128 cidades do país. Raízes do Bolão, Samba de Cacete da Vacaria, Raízes do Samba de Tócos, Alabê Ôni, Quinteto Brasília, Quarteto Belmonte, Octeto do Polyphonia Khoros e Duo Cancionâncias são os grupos que integram as programações que se identificam com o desenvolvimento histórico da música no Brasil. Em 2013, o primeiro tema - Tambores e Batuques - circula pelos estados das regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste, já o segundo - Edino Krieger e as Bienais de Música Brasileira Contemporânea - percorre os estados das regiões Sul e Sudeste. No próximo ano, acontece a troca para que os grupos concluam o circuito nacional.
 

Sobre o Quarteto Belmonte

O grupo representa a formação clássica mais utilizada por compositores desde o século 18, o quarteto de cordas, e foi formado especialmente para o projeto a partir da identificação de músicos com larga experiência como concertistas em orquestras e conjuntos de câmara que atuam no Rio de Janeiro.

É formado por Márcio Sanchez (violino), integrante da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro; Ubiratã Rodrigues (violino), integrante da Orquestra Sinfônica Brasileira – Ópera & Repertório; Dhyan Toffolo (viola), integrante da Orquestra Petrobras Sinfônica e Janaína Salles (violoncelo), integrante da Orquestra Sinfônica Nacional da UFF (RJ), todos com histórico de experiências internacionais de formação e no campo artístico.

Em Montes Claros, a apresentação acontece no dia 30 de setembro, segunda-feira, no auditório Sérgio Magnani, no Conservatório Estadual Lorenzo Fernandes (Rua Doutor Veloso, 432, Centro), às 20h.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por