Projeto Terça Cultural estreia nesta semana

Jornal O Norte
Publicado em 30/06/2009 às 11:21.Atualizado em 15/11/2021 às 07:03.

Michelle Tondineli


Repórter



null



O projeto Terça cultural é uma parceria do coletivo Plug e da secretaria municipal de Cultura, que terá apresentação especial hoje, às 20h30, no Centro Cultural Hermes de Paula, e contará com a participação do grupo Lá Radiolina, performamce cênica com Auíri Tiago, dançarinos de rua do projeto Fica vivo do Bairro Cidade Cristo Rei, a Cia. de danças Dâmaris Rodrigues e artistas locais integrados a uma projeção de telão.



O PROJETO



O projeto terá início no dia quatro de agosto, quando abrirá as incrições para a participação de artistas no programa. Envolve as áreas de cultura como música, teatro, dança, audiovisual, artes plásticas e outros. Todas as terças-feiras do mês de agosto à dezembro acontecerá o projeto e a população terá mais uma opção semanal de entretenimento cultural gratuito na cidade.



Com a finalidade de criar oportunidade para os novos artistas da cidade e região e tendo consciencia da multiplicidade artistica que e é existente e vasta em Montes Claros, o projeto vêm suprir a carência de atividades culturais periodicas, protagonizadas pelas diversas inciativas de dança, música, teatro, produções audiovisuais, artes plásticas e literárias que é cada vez mais crescente por aqui.



O Terça Cultural será a iniciativa que promoverá a visibilidade e amparo para a classe artística que se inicia em Montes Claros. É a incubadora de uma nova cultura que cria e lança oportunidades de visibilidade ao poeta, músico, diretor, escritor e artista de um modo geral. A coleta de material que auxiliará os mesmos a economizar recursos para a captação e produção do material de divulgação.



Desta forma, o Plug -  Cooperativa de Cultura Independente, prestará o suporte de cobertura fotográfica, audiovisual, de texto e produção dos grupos que participarem do projeto. O Plug irá contribuir com a divulgação e apresentação dos artistas com um DVD interativo, onde conterá todo material colhido na apresentação da Terça Cultural.



OPINIÃO PÚBLICA



O jornalista e produtor cultural Rodrigo de Paula, o qual é o coordenador de planejamento do Coletivo Plug acredita que a oportunidade que está sendo proporcionada é válida e tende a ser muito bem aceita pela classe artistica, pois, as iniciativas culturais locais, necessitam de um suporte de comunicação que realmente esteja atualizado com os novos padrões de aceitação das iniciativas privadas.



- As empresas nos dias de hoje, exigem fotos, vídeos e material de apresentação dos projetos e tudo isso custa dinheiro, que por muitas vezes o artista não disponibiliza. Com a participação no projeto, esses artistas terão estes materias à dispocisão, produzidos pelo coletivo de cultura durante a participação no projeto, explica.



O músico César Henrique Souza, da banda Ruído Jack, teve a oportunidade de tocar no Tom da Terça e espera poder participar da Terça Cultural. Para ele, este novo projeto irá beneficiar todos os artistas, pois deixa de ser um segmento voltado para a música, para abranger todas as vertentes, teatro, artes plásticas entre outros.



- Creio que dessa forma será muito mais positivo para a arte de Montes Claros , se realmente ocorrer essa “democracia artística” através de um planejamento bem definido. Não diria que os músicos foram prejudicados, pois prejudicado seria se ainda não houvesse o espaço, mas como ainda há, deve ser divido de maneira igual no decorrer ano. Também é importante destacar que haverá maior conexão de artistas, podendo haver uma terça cultural conexão de artes plásticas com música, com teatro, as possibilidades são infinitas se pensar nas conexões artísticas que podem ser feitas interligando uma vertente da arte a outra, revela o músico.



O ator Auíri Tiago, acredita que essa mudança na terça-feira é de extrema importância para o meio cultural da cidade, já que o espaço era destinado apenas a uma ramificação da arte e que agora engloba todas as formas de artes e artistas.



- Eu não acho que os músicos saiam prejudicados, pois o espaço destinados a eles continuou, sendo agora bem mais forte porque todos os artistas vão se unir para um só objetivo, que é a cultura da cidade, afirma.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por