Fabíola Dourado
Repórter
Foi realizado em Montes Claros, quinta e sexta-feira desta semana, o projeto Teatro na escola. A proposta foi executada pela Associação comunitária e cultural de Montes Claros, e contou com apoio da secretaria de estado da Cultura.
FOTOS FABÍOLA DOURADO
Cerca de 800 crianças assistiram, gratuitamente,
à peça O papel roxo da maçã.
A primeira fase do projeto foi marcada por quatro apresentações do grupo teatral Cia de Yepocá, de Belo Horizonte. Estudantes do ensino fundamental do Caic Maracanã, do Centro da Criança e do Adolescente Paula Elizabete e do programa Segunda tempo conferiram o espetáculo Papel roxo da maçã, uma adaptação do livro de Marcos Bagno, que propõe de forma lúdica a paixão pelos livros.
Para Bruno Godinho, ator da peça, apresentações como estas são ferramentas para os educadores.
A educadora Edmara Moreira Cerqueira também acredita no teatro como aliado dos professores:
- Foi maravilhosa a apresentação. Muitas professoras estavam trabalhando exatamente isso em sala de aula. Outro aspecto importante é aproximar a criança da cultura, normalmente, quem não tem muita condição financeira não tem o hábito de assistir a peças teatrais como esta. O projeto tem que ser levado a outras escolas da cidade.
A segunda fase do projeto deverá ser realizada no mês que vem e contemplará mais uma escola com apresentação gratuita de teatro para os alunos.
Os atores Bruno Godinho e Luísa Goreti com
Raquel Muniz, que também apoia o projeto.