Projeto Raízes atua no interior e na capital mineira, com foco na cultura tradicional

Jornal O Norte
Publicado em 18/08/2010 às 10:46.Atualizado em 15/11/2021 às 06:36.

Vínculo, elo, algo que prende. Assim define o Aurélio, a palavra raiz. O projeto Raízes tem por objetivo contribuir para o fortalecimento de grupos e entidades ligados à cultura tradicional e a produção artística em Minas Gerais, no interior e na capital. O Raízes trabalha com a premissa de que as diversas experiências geradas desses segmentos contribuem para o desenvolvimento humano e social em suas cidades e regiões, estimulando o vínculo da população com os lugares onde vivem.



Identidade e Acessibilidade são as linhas de força do Raízes, idealizado pela  Planeta Cultura e Sustentabilidade, e que conta com o patrocínio da V & M do BRASIL. As ações são pautadas em aspectos relevantes da formação, do fomento e da difusão das diversas experiências culturais participantes. Realizado através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, o projeto opera desde 2002 e já atuou em 25 municípios, sendo a maior parte em Minas Gerais.



A cidade de Augusto de Lima é a primeira que receberá o projeto com a apresentação do espetáculo “Brincar de quê?”, que será às 10h30 e 15h30 no “Ginásio Poliesportivo Luiz Fernando Mansur Ribeiro”. A dupla Frajolla e Mariola, de Curvelo, apresenta músicas e brincadeiras com a participação da platéia.



A dupla de folcloristas busca revisitar o universo das cantigas de roda do interior do Brasil, recriando o espírito circense que fez a alegria das antigas gerações. Frajolla e Mariola apresentam cantigas e brincadeiras do tempo de nossos antepassados: bumba-meu-boi, perna-de-pau, bilboquê, brincadeiras de rua e muitas alegrias. Participarão das atividades cerca de 700 alunos, de 3 a 17 anos, das escolas: “Escola Municipal Professora Laura Martins”, “Escola Municipal Chapeuzinho Vermelho” e “Escola Estadual Afonso Soares de Freitas”.



Em 2010, a primeira fase do projeto teve início no dia 15 de julho, em Belo Horizonte, com o espetáculo “O Santo e a Fuzarca”, trabalho da atriz Cida Barcelos resultado de uma pesquisa ligada ao Congado, em uma apresentação direcionada a escolas na região do Barreiro. Também já levou mostras culturais a Lassance (31/7) e Curvelo (13) e, a partir da próxima semana, realiza atividades em: Bocaiúva (19), volta a BH, também no Barreiro (21), Buenópolis (21 e 22), Jeceaba (20) e Várzea de Palma (28).



Outras informações: (31) 3889–0364 ou mayralopes@doizum.com – (31) 9795-0364. (MT)

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por