Em parceria com a Companhia Navegante Teatro de Marionetes, a prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura, realiza até o dia 5 de dezembro, no Centro Cultural Popular Arte Ofício, em Montes Claros, a oficinas de bonecos ecológicos. O projeto Mambembe Moderno, patrocinado pela Petrobrás, além de Montes Claros visitará outras cidades mineiras: Uberlândia, Juiz de Fora e Ibirité. A apresentação dos bonecos acontece no domingo, dia 05, no Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernandes, às 18 horas.
Criação e construção de bonecos de balcão para teatro, interpretação teatral com bonecos de balcão e criação e construção de bonecos artesanais para a venda dividem as fases do projeto. A ideia é produzir cenas comercialmente vendáveis.
- Num primeiro instante, o que motivou a escolha das cidades foi o volume de gente. Especialista na área, trago resultados concretos nas minhas oficinas. Na realidade, o projeto previa visitar as cidades e aproximar as comunidades, e artistas plásticos, artesões, teatro, de diferentes segmentos interessados. Acredito que o resultado que estamos atingindo está positiva e intrigante - ressalta o marionetista Cantin Nardi.
Ainda de acordo com ele, ainda há tempo para quem tiver interesse em aprender. A próxima fase é a confecção do figurino e adereços, além do cabelo. Mecanicamente os bonecos já estão prontos. Os criadores ficarão responsáveis pela criação de cenas, a partir dos personagens trabalhados, este será o resultado final dos trabalhos.
Para José Batista, mais conhecido como Mestre Batista, do Museu Folclórico de Montes Claros, a cidade só tem a ganhar com a riqueza do trabalho realizado nas oficinas.
- Sou uma pessoa do teatro e estou apaixonado. Estou aprendendo muito. Meu personagem, na oficina, faz parte da Grécia Antiga e se chama Tiresius. Ele é um sem terra, cego, e tem o dom da adivinhação – conclui.
