Com o objetivo de mostrar à comunidade o trabalho produzido pelos professores e acadêmicos dos cursos de Artes, contando, ainda, com a participação de convidados, a Universidade Estadual de Montes Claros realizará no dia 2 de outubro, o concerto ‘Alma Latina’ no âmbito do projeto ‘Estações Musicais’ na Unimontes. A apresentação única acontecerá no auditório da Escola Estadual Professor Plínio Ribeiro, às 20 horas, com entrada franca.
Nesse espetáculo, os músicos e coristas da Unimontes vão apresentar uma série de estilos da música latino-americana, como o mambo cubano, o joropo venezuelano, boleros chilenos, cubanos e mexicanos, assim como os vários ritmos do folclore argentino e dos chorinhos e sambas brasileiros. O repertório foi definido a partir de uma pesquisa integrada dos cursos de artes da universidade.
“Esta será uma viagem sonora marcante”, analisa a professora Thalita Peres, coordenadora do projeto ‘Estações Musicais’ da Unimontes. Segundo ela, o concerto apresentará o resultado do trabalho de interação das áreas de música, plásticas e teatro.
O espetáculo contará com a participação do “Madrigal Estações Musicais”, criado especialmente para o projeto sob a regência do professor Fábio Carvalho e preparação vocal dos professores Christiane Franco e Roberto Mont’Sá, além do Coral Universitário da Unimontes, sob a regência do professor Waldir Pereira da Silva. A Camerata de Violões da Unimontes, sob a coordenação do professor Márcio Frank, será outra atração no espetáculo.
Conforme a coordenadora de Extensão Cultural da Unimontes, professora Raquel Helena de Mendonça e Paula, o concerto vem sendo desenvolvido em parceria com o Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernandez.
Esta será a sexta edição do projeto ‘Estações Musicais’, iniciado em 2008. Nas edições anteriores foi promovida a divulgação e interpretação de temas diversos , ora valorizando estilos musicais ou grandes compositores. Em 2009, o projeto já apresentou o concerto “Alma Latina” em sua versão didática aos musicistas da Universidade.