Projeto Circuladô leva arte e cultura à zona rural

Jornal O Norte
Publicado em 10/04/2010 às 12:55.Atualizado em 15/11/2021 às 06:25.

Michelle Tondinelli


Repórter



As comunidades de Lagoinha e Planalto, zona rural de Montes Claros, estão em festa. Desde segunda-feira, 5, até domingo, 11, estão sendo realizados shows, oficinas, palestras, apresentações teatrais e cinema. É o projeto “Circuladô”, evento da Secretaria Municipal de Cultura, que leva lazer, entretenimento, artesanato e muita diversão ao homem do campo. A primeira edição foi realizada no final do ano passado no distrito de Nova Esperança. “O Circuladô é um projeto importante que trata de resgatar a cultura e os bons costumes da população de Montes Claros ao mesmo tempo em que oferece oportunidades de melhoria de vida aos moradores da zona rural”, observou o secretário de Cultura, Ildeu Braúna, destacando o nível das informações que são levadas aos moradores, seja através das oficinas profissionalizantes, que podem inseri-los no mercado de trabalho, ou das palestras educativas, que abordam ações ecológicas, orientações sobre higiene nas escolas, saúde, drogas, literatura e afetividade e sexualidade.



Estão sendo ministradas, nas duas localidades, oficinas de teatro, pintura em tecido, dança-afro, culinária, confecção de boneca de pano, aproveitamento de material reciclável, percussão, marcação de quadrilha e crochê.



O cinema também é uma das atrações da programação, com a exibição de vários filmes nacionais através do projeto “Cine Cultura”, em parceria com o governo federal. Outro objetivo do Circuladô é apresentar o potencial artístico da população local, o que é feito, sobretudo, nos dois últimos dias do projeto.



No sábado, 10, em Lagoinha, a partir das 17 horas, se apresentarão os grupos Culturarte, Catrumano, Pagode Só Pra Nós, Coral da Terceira Idade, Capoeira Dois, Dança da Peneira, do Balaio, Fogão de Gia, Sarau Cândido Canela, Claudinho Violeiro, Cana Verde, Alan da Viola e Folia de Reis, antecipando as apresentações de Marcos Paracatu e Seresta Lola Chaves. No domingo, 11, também em Lagoinha, Bruno e Maurício, Cana Verde, Grupo de Capoeira, Paródia Davidson, Violeiros da Região, Dançarinas do Cerrado, Pastorinhas, Dança de São Gonçalo da Escola de Lagoinha, Folia de Reis e apresentações de Fandango, Catira e Lundu.



A Boneca Sapeca é outra atração da noite, que terá ainda os músicos Roberto Mont’Sá e Denildo. Outras atividades, como rua de lazer, exposição de livros, poemas, artesanato, concurso “Arroz com Pequi”, “Comida de Milho”, emissão de carteira de identidade e de título eleitoral, cavalgada e distribuição de mudas, além de visitas à nascente do Rio Peixe, fazem parte da programação.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por