Christine Antonini
Repórter
O cantor e compositor bocaiuvense, Carlos Maia está desenvolvendo ao lado de seu filho, Davi Seabra, o projeto musical “Cercano”, que transforma o folclore do Norte de Minas em músicas com a batida do violão, com intuito de resgatar a história da região. O projeto visa à gravação de CD com dez músicas inéditas escritas por pai e filho.
Os compositores Carlos Maia e Davi Seabra vêm com a proposta de transpor as fronteiras da música produzida no Brasil para um diálogo com a América Latina – mesclando influências junta à amálgama do repertório popular mineiro trazido pela bagagem cultural dos dois musicos. Pensando em levar as canções para outros países, as melodias também terá nos idiomas inglês, espanhol e em francês.
- As letras das canções trazem temas que vão do passado colonial das Américas aos escândalos políticos mais recentes; vão do lamento sertanejo do norte-mineiro ao grito desesperado do morador de uma grande cidade – enfatiza, Carlos.
O CD não significa somente a abertura da música mineira contemporânea, mas também a projeção musical de Montes Claros para o mundo. O projeto está sendo desenvolvido por Carlos e Davi, com melodias inspiradas em pelass e com combinações da música country estadunidense e se assemelham ao cantos dos violeiros mineiros.
- O grupo Cercano tem a particpação especial de Charles Boavista e Herbeth Lincoln. Esta proposta musical vai enriquecer cada vez mais a nossa maior riqueza, a cultura popular – enfatiza Carlos.
MÚSICAS
Musicalmente a dupla apresenta um time de instrumentos de corda: gaita de boca, guitarra, violão, violão de 12 cordas, banjo, Cuatro venezuelano, contrabaixo, percussões, acordeão e clarinete.