
A Secretaria de Estado da Cultura e a concessionária Cemig lançaram, em parceria com o Instituto Vivas, um curso de formação gratuita para agentes culturais, a fim de preparar os interessados na elaboração e gestão de projetos, que buscam recursos por meio da Lei Estadual de incentivo à Cultura (Leic). A primeira etapa do “Projeta Cultura” aconteceu em Belo Horizonte, com oficinas gratuitas nas áreas de Fotografia, Poesia e Design, Dança e Audiovisual e, conforme a Cemig, a ideia do curso nasceu a partir de uma demanda muito forte dos produtores culturais da região, embora seja aberta a todo o Estado.
“O 'Projeta Cultura' é uma iniciativa inovadora que auxilia e potencializa os agentes culturais de todo o estado. O conteúdo virtual possibilita maior flexibilidade, permitindo que pessoas de diferentes localidades acessem o fazer cultural”, destacou Cristiana Kumaira, diretora de comunicação e sustentabilidade da Cemig.
O produtor cultural Alpiniano Silva Filho (Tim Filho) teve acesso ao material e diz que a didática é perfeita. “Os vídeos são esclarecedores, a apresentadora tem boa dicção, fala pausada e claramente, e a proposta é muito boa”, destaca. Apesar de experiente na área de produção, Tim afirma que o enriquecimento cultural é sempre bem-vindo e opina que muitos projetos não são aprovados por erro material, quando o produtor esquece de anexar um documento ou escreve uma proposta que não é cultural. “Creio que vai mudar a perspectiva como o produtor inexperiente vê a produção. E mesmo tendo experiência, o curso agregou conhecimento e conhecimento é sempre bom”, diz, ressaltando que “órgãos públicos, secretarias municipais de cultura e afins, deveriam oferecer cursos, orientações e treinamentos desse nível, sempre”, sustenta.
O material é gratuito e está disponível pelo link: www.projetacultura.art.br