Comemorado há mais de 30 anos, o Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, reforça a história dos negros no Brasil: revivendo a luta contra a escravidão e pela igualdade social. Oportunidade para reflexão sobre a influência da cultura africana na formação do país, principalmente nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos e religiosos.
Em Montes Claros, a secretaria municipal de Desenvolvimento Social e a coordenadoria das Políticas de Promoção da Igualdade Racial realizam, do dia 17 a 19 de novembro, a Semana da Consciência Negra.
A final do concurso Beleza Negra 2010 acontece na próxima sexta, 19, no Núcleo de Cultura Negra, na Av. Deputado Esteves Rodrigues
A programação do evento conta com discussões sobre políticas públicas e desigualdade à população negra, 2º Seminário Estadual de Igualdade Racial, saúde da população negra, educação à cultura e ao esporte e lazer. Também serão realizadas palestras sobre a liberdade de consciência e de crença e ao livre exercício dos cultos religiosos de matriz africana, acesso a terra e moradia adequada, a inserção do negro no mercado de trabalho, os meios de comunicação a população negra e debates.
Na próxima sexta-feira, 19, às 8 horas, acontece a 4ª Marcha do Povo Negro, com concentração na Praça da Catedral. Às 21 horas, o concurso de Beleza Negra – Miss e Mister 2010, no Necum – Núcleo de Cultura Negra, localizado na Avenida Deputado Esteves Rodrigues, 20.
De acordo com Vera Nice dos Santos, coordenadora de políticas de promoção e igualdade racial, a programação é importante para que as pessoas conheçam os direitos dos negros e a Lei 12.288.
- O concurso de beleza negra já está no final e contou com a participação de todas as escolas municipais e estaduais de Montes Claros. Neste ano, aguardamos maior participação da população nas atividades propostas -, ressalta a coordenadora.