POR JERÚSIA ARRUDA
|
Começam na segunda-feira (20), a pré-inscrição para as oficinas ‘Territórios de Invenção: residências musicais’, do programa Música Minas, que tem a proposta de incentivar e aprimorar a formação de músicos, musicistas e compositores, difundindo a música nas diversas regiões de Minas Gerais.
O programa, que irá percorrer seis cidades mineiras durante cinco meses – entre julho e novembro -, é realizado pela secretaria estadual de Cultura (SEC) e Fundação de Educação Artística (FEA). As cidades selecionadas para receber as residências dispõem de conservatórios, orquestras ou cursos superiores de música e os trabalhos são realizados em parceria com essas instituições, em cada cidade contemplada.
Em Montes Claros, o programa Música Minas tem como tema ‘Canções e brincadeiras musicais’, e será realizado em parceria com o conservatório estadual de música Lorenzo Fernandez (Celf), de 1º a 12 de agosto. São oferecidas 30 vagas e as pré-inscrições poderão ser realizadas de 20 de junho a 1º de julho, no (Celf),de 9h às 12h, com o Grupo Serelepe.
As residências são gratuitas e os interessados em participar do projeto podem fazer a pré-inscrição pelo site www.residenciasmusicais.com.br. Na maioria dos casos, é necessário possuir conhecimento musical prévio para se candidatar às vagas.Conforme a SEC, um artista do programapermanecerá por duas semanas em cada uma das cidades envolvidas, debruçando-se sobre processos de formação musical, aperfeiçoamento de técnicas e experimentação.
Além de Montes Claros, as cidades de Diamantina, Pouso Alegre, Uberlândia, Ouro Preto e Belo Horizonte também foram escolhidas para abrigar as residências artísticas, ministradas por artistas do programa.
GRUPO SERELEPE
Formado por Reginaldo Santos, Cris Lima, Gabriel Murilo e Eugênio Tadeu, o Serelepe [EBA/UFMG] se dedica à produção artística e à música para crianças desde 2005. Inicialmente o grupo se reuniu em torno do programa de rádio Serelepe – Uma pitada de Música Infantil, na Rádio UFMG Educativa 104,5 FM. Mais tarde passou a se dedicar também a oficinas e intervenções musicais. Integra o Movimento Brasileiro da Canção Infantil e o Movimento da Canção Infantil Latino-americana e Caribenha.