A Secretaria de Estado de Cultura, por meio da Superintendência de Ação Cultural, divulgou o Edital 2013/2014 do Filme em Minas – Programa de Estímulo ao Audiovisual. Fruto da parceria entre a Secretaria de Estado de Cultura e a CEMIG, o Filme em Minas é um dos mais conceituados programas de incentivo à produção audiovisual do País, tendo auxiliado a realização de dezenas de projetos nos mais diferentes formatos, como filmes em longa, média e curta-metragem, documentários, videoarte, mídias digitais, entre outros. As inscrições estão abertas até o dia 18 de março de 2013.
Pelo edital deste ano, válido para o biênio 2013/2014, serão repassados R$ 4,5 milhões a projetos selecionados em sete categorias: Produção de Longas-Metragens; Distribuição de Longas-Metragens; Finalização; Curtas e Médias Metragens; Formato Livre; Publicações, Preservação e Memória; e Incentivo Minas Film Comission ao Cinema Nacional.
Os interessados deverão apresentar os projetos de acordo com regras estipuladas no edital, disponível no site da Secretaria de Estado de Cultura. Uma comissão de especialistas reconhecidos na área será responsável pela definição dos projetos que serão contemplados com o patrocínio.
A Secretária de Estado de Cultura, Eliane Parreiras, ressalta o importante papel que o Programa Filme em Minas vem desempenhando pelo desenvolvimento do setor audiovisual no Estado, seja por meio do estímulo à realização e circulação das produções audiovisuais mineiras, seja incentivando a realização de grandes produções em locações do Estado.
- Ao longo dos anos, Minas Gerais tem comprovado sua grande vocação para o cinema, vídeo-arte, as mídias digitais e outros formatos audiovisuais. O objetivo do Filme em Minas é estimular esta vocação, dando apoio para nossos cineastas e realizadores, além de divulgar Minas Gerais, por meio do incentivo à realização de produções em nosso Estado, ressalta.