Programa BNB de cultura - edital 2008 - resultado

Jornal O Norte
04/12/2007 às 10:02.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:25

Entre os 192 projetos aprovados,


seis são de Montes Claros

Jerúsia Arruda


Repórter


jerusia@onorte.net

O programa BNB de Cultura Edital 2008 divulgou no sábado, 01/12, a lista dos 192 projetos artísticos contemplados entre os 3.260 inscritos.

Nesse ano, o programa vai disponibilizar um orçamento de R$ 2,972 milhões, que serão divididos entres os projetos aprovados: 38 de Literatura, 36 de Música e 35 de Artes Integradas ou Não-Específicas.

De acordo com a nota de divulgação, mais da metade dos recursos (R$ 1,719 milhão, ou 57,8%) serão destinados para projetos com ações culturais em municípios de até 100 mil habitantes, dentro da área de atuação do Banco (Nordeste, Norte de Minas Gerais e do Espírito Santo).

Entre os projetos aprovados, doze foram em Minas Gerais, sendo seis de Montes Claros, dois de Carbonita, e outros de Janaúba, Minas Novas, Belo Horizonte e Aricanduva.

Os projetos aprovados em Montes Claros foram: Dança para todos (marina Antunes Colares); Mão no Barro (Olívio Rocha Cerqueira); Centenário das Coreografias de Antonino da Silva Neves (Gisele Christine Fagundes); Criançamento - Bibliotecas públicas municipais (Prefeitura de Montes Claros); Concertos Bnb (Fundação Cultural Marina Lorenzo Fernandez); e Afrocanto (Pedro Gonçalves Lima Júnior).

Em Janaúba, foi aprovado o projeto Fotografia: Memória Viva, da Associação Cultural de Janaúba e em Cabonita, o XI Carboarte e Dançando Cultura, ambos do grupo cultural Semente do Vale.

Noventa cidades da área de atuação do Banco do Nordeste tiveram projetos contemplados. De acordo com a nota de divulgação, os 3.260 projetos inscritos foram provenientes de 453 cidades de 16 estados brasileiros. Entre os 192 aprovados, 76 propostas foram de municípios com menos de 100 mil habitantes e 114 das nove capitais da região e mais 18 cidades com mais de 100 mil habitantes.

Apenas dois projetos aprovados não pertencem à área de atuação do Banco, sendo um de Belo Horizonte e um de São Paulo.

De acordo com os organizadores, a avaliação considerou os critérios: qualidade artística; atendimento de interesse coletivo da comunidade; formação ou aperfeiçoamento profissional; condições de sustentabilidade; viabilidade físico-financeira; ações e investimentos dos recursos financeiros voltados prioritariamente para municípios da área de atuação do BNB menos providos de atividades culturais; e potencialidade de consolidação da imagem do BNB junto à sociedade.

Realizado anualmente pelo Banco do Nordeste, o Programa BNB de Cultura tem como objetivo promover a produção e difusão da cultura mediante seleção pública – através de Edital -, e, esse ano, contemplou projetos nas áreas Artes Cênicas, Artes Visuais, Audiovisual, Literatura, Música e Artes Integradas ou Não-Específicas. Outras informações e consulta a lista de projetos contemplados no portal do BNB (www.bnb.gov.br).

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por