Um total de 240 projetos, entre 3.090 inscritos, foi selecionado pelo programa BNB de Cultura – Edição 2011 – parceria BNDES, uma linha de patrocínio direto do banco do Nordeste, em conjunto com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), com dotação orçamentária de R$ 6 milhões.
O Programa apoia a produção e difusão da cultura nordestina, mediante seleção pública de projetos nas áreas de Artes Cênicas, Artes Visuais, Audiovisual, Literatura, Música e Artes Integradas ou Não-Específicas. A lista de projetos selecionados está disponível no portal do BNB (www.bnb.gov.br).
Do total de 240 projetos, foram aprovados 50 de Artes Cênicas, 36 de Artes Visuais, 21 de Audiovisual, 34 de Literatura, 51 de Música e 48 de Artes Integradas ou Não-Específicas. Os 240 projetos selecionados procedem de 143 cidades diferentes. Entre 108 inscritos em Minas Gerais, foram contempladas 9 propostas, oriundas de 8 municípios – sendo 6 de Artes Integradas ou Não-Específicas, 2 de Literatura e 1 de Música.
CONTEMPLADOS
A lista de cidades mineiras com projetos contemplados abrange: Minas Novas, Montes Claros, Almenara, Capelinha, Jequitinhonha, Serro, Carbonita e Padre Paraíso.
De acordo com o edital do Programa BNB de Cultura – Edição 2011 – Parceria BNDES, era prevista a seleção de um mínimo de 225 propostas, porém foram selecionadas 240 (ou seja, 6,6% a mais que o previsto pelo edital).
Os 3.090 projetos inscritos foram provenientes de 655 cidades de 19 estados brasileiros – os 11 estados na área de atuação do Banco (região Nordeste e Norte de Minas Gerais e do Espírito Santo), mais Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo.
Desse total, um montante de 2.048 (66,28%) propostas veio de 628 municípios interioranos localizados na área de atuação do Banco. Outros 978 (31,65%) projetos vieram das nove capitais nordestinas, e mais 64 (2,07%) propostas vieram de 15 cidades situadas nos oito estados retrocitados. 3.026 (97,9%) projetos foram elaborados por proponentes residentes dentro da área de atuação do BNB.
CRITÉRIOS
Para a seleção dos projetos culturais, foram considerados os seguintes critérios: qualidade técnica e/ou artística; atendimento de interesse da comunidade; ações e investimentos dos recursos financeiros voltados prioritariamente para municípios da área de atuação do BNB (região Nordeste e norte dos Estados de Minas Gerais e Espírito Santo), menos providos de atividades culturais; formação ou aperfeiçoamento profissional; viabilidade físico-financeira; condições de sustentabilidade; ineditismo da proposta; e potencialidade de consolidação da imagem do BNB e do BNDES junto à sociedade.