Pianista montes-clarense que conclui o mestrado na Alemanha se apresenta no auditório Marina Lorenzo, na próxima segunda-feira
ADRIANA QUEIROZ
Repórter
Próxima segunda-feira, 11, quem se apresenta em Montes Claros é o pianista Francisco Sethling. O músico está concluindo seu mestrado em performance/piano na Alemanha e veio para homenagear o conservatório estadual de Música Lorenzo Fernândez (Celf) pelos cinquenta anos.
Francisco nasceu em Montes Claros. Iniciou seus estudos aos dez anos no Celf com a professora Mônica Figueiredo e no ano seguinte conquistou o 1° Lugar no 1° Concurso Nacional de Piano Lorenzo Fernandez.
Estudou com o pianista Flávio Augusto em Montes Claros dentro do projeto Grupo Amadeus, que foi criado para orientar artisticamente os alunos especiais de piano do Celf.
Concluiu o bacharelado em Música na Universidade Federal do Rio de Janeiro e após sua formação iniciou um trabalho de aperfeiçoamento pianístico com a pianista Maria da Penha (pupil de Marguerite Long e Jacques Février).
É detentor de mais de vinte e cinco prêmios em concursos nacionais de Piano, destacando-se o Concurso Jovens Solistas Armando Prazeres da Orquestra Petrobras Pró-Música quando solou o Concerto para Piano de Robert Schumann sob a regência do Maestro Roberto Tibiriçá.
Em 2006 gravou o CD dos vencedores do Concurso Bi-Nacional Grieg-Nepomuceno na embaixada da Noruega, em Brasília.
Francisco tem participado de diversos cursos e masterclasses de piano no Brasil e na Alemanha com renomados professores, dentre eles: Arnaldo Cohen (Brasil), Rudolf Kehrer (Rússia), Michael Uhde (Alemanha), Berhnard Wetz (Alemanha), Matthias Kirschnereit (Alemanha), Peter Lang (Áustria), Olga Kiun (Rússia), Sergei Dorensky (Rússia), Eduardo Hubert (Itália) e Flávio Augusto (Brasil). Foi premiado por Arnaldo Cohen em seu Master Class realizado na UFRJ em 2002, ocasião pela qual lhe rendeu diversos recitais e concertos pelo Brasil.
Como solista e camerista atuou em diversas salas de concerto pelo país, destacando-se o Palácio das Artes em Belo Horizonte, Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Theatro Municipal de Niterói e o Theatro Municipal de São Paulo. Possui uma vasta experiência como pianista correpetidor tendo trabalhado no Palácio das Artes acompanhando óperas na Série Quarta-lírica.
Concluiu neste ano, com a nota máxima no exame final de piano, o curso de Mestrado em Piano Performance da Universidade de Música de Karlsruhe na Alemanha (Hochschule für Musik) sob a orientação da Doutora em Música Fany Solter.
Serviço
Recital Comemorativo
Pianista: Francisco Sethling
Data: 11/07 (segunda-feira)
Horário: 20h
Local: Auditório Marina Lorenzo
Ingresso: R$ 5,00 (vendidos no CELF)
Organização do Recital: Carmerindo Miranda
Coordenação do Curso de Piano: Eliane Pereira