Jerúsia Arruda
Repórter
jerusia@onorte.net
O riso rola solto neste fim de semana, com a apresentação do espetáculo As dez mais do córtex cerebral, pelo grupo de teatro Faceato. As apresentações acontecem nos dias 26, 27 e 28 de outubro, às 21h, na sala Candido Canela do Centro Cultural Hermes de Paula.
Com direção de Gilmar Honorato, que também fez a adaptação do texto de Cirano Rosalém e Anphilófio Neto, a comédia conta a história de Alfredo que, após a perda da esposa, convive com a solidão e procura solucionar o problema buscando uma nova companhia em uma agência de casamento.
No elenco, os atores Andréa Santana, Bira Moreira, Gilmar Honorato, Rodynaldo Brito e Valdinei de Jesus.
Ator profissional há 20 anos e também diretor do grupo Faceato, Gilmar Honorato diz que, de forma sutil e cômica, a peça aborda um assunto delicado, os distúrbios de comportamento, sensibilizando o público com as várias situações vivenciadas pelas personagens.
- O teatro possui uma linguagem que toca fundo na alma e no imaginário das pessoas, e a peça trabalha com um lado muito sensível do ser humano, que, muitas vezes, até por preconceito, evitamos tratar. Enquanto as pessoas riem, inconscientemente, também fazem uma reflexão sobre o assunto. Essa é a função maior do teatro, promover a difusão do conhecimento de forma lúdica e divertida – explica o ator, que também é técnico de enfermagem.
Gilmar diz que a peça foi apresentada na 6ª Mostra de Teatro de Montes Claros, que aconteceu no último mês de julho, reunindo o maior público da Mostra. No mês de agosto, durante a Sipat - Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho da Santa Casa, o grupo também voltou a apresentar o espetáculo, que sofreu algumas alterações, incluindo a questão dos problemas com infecção hospitalar e o uso de equipamentos de proteção individual, de forma que este pudesse servir como instrumento educativo para os funcionários participantes da Sipat e pacientes internados do hospital.
- Tudo sem perder o riso de vista – completa Gilmar.
O grupo Faceato sobe ao palco nesta sexta-feira e sábado, às 21 horas, e no domingo, às 20 horas. Os ingressos custam R$ 3,00 e podem ser adquiridos na portaria do teatro, meia hora antes do espetáculo.