Acontece neste sábado, 18, a partir das 09h, saindo do Automóvel Clube, o cortejo que acompanha o Império do Divino Espírito Santo, invadindo com a cor vermelha as ruas da cidade. Os grupos de Catopês, Marujos e Caboclinhos mais uma vez percorrem as ruas do centro da cidade com suas cores, danças e tambores. O imperador do Divino Espírito Santo é Mário Fernando Dias Souza e a imperatriz é Maria Fernanda Gomes Rodrigues de Melo.
Ainda no sábado, no mercado municipal, a partir das 09h, acontece o Baião de 12. Um encontro de violeiros, como Rodrigo Azevedo. Marimbondo Chapéu, Nô Violeiro e Campinense, entre outros.
No domingo, dia 19, os grupos encerram as Festas de Agosto, com o cortejo de todos os reinados, saindo da Praça da Matriz a partir das 16h e terminando as festas na Igrejinha do Rosário.
Também no domingo, a partir das 10h, acontece na sede da Associação dos Catopês, Marujos e Caboclinhos, no Bairro Morrinhos, o Encontro Mineiro de Ternos de Congado. Ainda no domingo, a partir das 12h, na Praça da Matriz, acontece o espetáculo Folianus Catopê, com direção de Solange Sarmento.
SHOWS
No sábado, a partir das 19 h, começam os shows do 29º Festival Folclórico. Se apresentam Reis de Caixa e Marinheiros, de Januária; Reis de Ciganas, de Januária; Grupo Banzé, de Montes Claros e Academia Berimbau de Ouro, de Montes Claros, Jukita Queiros, Grupo Berimbrown, de Belo Horizonte, e Tino Gomes.
No domingo, dia 19, é a vez de: Pequenos e Grandes Mestres da Cruz, de Montes Claros; Grupo Folclórico Santa Cruz, Gamba, Carneiro e Margarida, de Pirapora; Marcelo Godoy; Batuque da Ernestina, de São Romão; Babilak Bah, de Belo Horizonte, e Grupo Malacaxeta, de Montes Claros.