Poeta montes-clarense é homenageada no Psiu Poético

Jornal O Norte
Publicado em 14/08/2010 às 08:02.Atualizado em 15/11/2021 às 06:35.

Michelle Tondineli


Repórter



A poesia, ou gênero lírico, é uma das sete artes tradicionais, na qual a linguagem humana é utilizada com fins estéticos. Adepta desta linguagem, a montes-clarense Vera Veríssimo é uma das homenageadas no 24º salão nacional de poesia Psiu Poético de Montes Claros. Ela, que será homenageada como poeta popular, diz que recebeu a notícia com surpresa.



- O valor de ser homenageada pelo Psiu é incomparável, é muito privilégio. Estou feliz, porque foi uma coisa inesperada que veio aumentar a minha animação com a poesia. Sou poeta há 17 anos e já publiquei dois livros, Cachoeiras das emoções e Recordações do sertão. Alguns outros livros ainda não foram publicados e passam por uma fase de reestruturação - conta.



Segundo Vera, o gosto pela poesia vem de muito cedo, desde a infância.



- Quando eu escrevia já possuía um foco nas poesias. Aí, quando fiquei adulta, resolvi publicar um livro. O acúmulo de poesias me despertou para realizar a publicação do primeiro livro. Meus poemas falam sobre a natureza e o amor. A minha inspiração surge quando estou na fazenda de meu pai. Vejo a natureza viva, as águas, os animais, o canto dos pássaros, uma paisagem, um barulho, e isso eu procuro transmitir para a poesia - afirma.



A poeta diz ainda ser participante assídua do salão.



- Todos os anos eu participo do Psiu e meus poemas são inéditos. Este ano eu falo sobre o sertão, como uma recordação, nos momentos do dia. Meus poemas são longos, eu gosto de escrever. Não vivo da poesia, sou poeta por prazer, para mostrar meu trabalho, por inspiração. Um poema que me marcou bastante foi o do rio São Francisco, que está sendo destruído pela poluição. Falo das suas águas e belezas, da flora e da fauna, pedindo para salvá-lo - diz.



Vera acredita que o espaço para os poetas poderia ser ampliado na região.



- Acho que o espaço para o artista da região não dá muita oportunidade para os poetas. Deveria ter mais salões como o Psiu, outros eventos de poesia e mais incentivo, principalmente nas escolas. As crianças, desde pequenas, se são incentivadas, tomam gosto das coisas e querem participar - finaliza.



Outras informações (38) 9928-4118.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por