Logotipo O Norte
Quinta-Feira,13 de Novembro

Poesia, música e filosofia: O trabalho do músico e escritor Joelmar Cordeiro é uma fusão desses três elementos, somados à inspiração e questionamentos

Jornal O Norte
Publicado em 16/02/2011 às 11:01.Atualizado em 15/11/2021 às 17:22.

Adriana Queiroz


Repórter



Joelmar Fernando Cordeiro de Souza nasceu em Montes Claros, tem 22 anos, é filho de Nelson Melo de Souza de dona Maria Aparecida Cordeiro de Souza, moradores do bairro Jardim Palmeiras.



Adriana Queiroz


null


 



Joelmar é compositor, músico, conferencista, escritor e cursa o último ano de Psicologia. Também atua como vocalista da banda montes-clarense Eclípitca. Seu interesse pela música surgiu quando iniciou o projeto intitulado Redenção.



- Foi de uma forma intensiva, quando iniciei um projeto de banda gospel, ainda denominado Redenção. Como o projeto envolvia uma carga espiritual muito grande, dividimos os eixos temáticos da composições dissertando sobre questões sociais relevantes como criminalidae, violência, banalização dos valores morais, entre outros. Assim, mesmo com a mesma premissa, resolvi fundar o Projeto Eclíptica - fusão singular de poesia, música, filosofia e fundamentos cristãos em prol do pop rock nacional - diz Joelmar.



Para o artista, contar com o apoio dos amigos foi fundamental.



- Inegavelmente, agradeço o apoio de Klênio e da cantora Bete Antunes pelos seus preciosos conselhos e repasse de técnicas e experiências necessárias para qualquer músico que pretenda seguir carreira musical. Outros nomes importantes em minha trajetória, ainda na época de conservátorio, como o professor de canto Normando, o violonista  Leonildo. De uma forma geral, no campo filosófico, Alex Fabiano pode ser considerado meu grande mentor intelectual, já que sua forma de me ensinar a ver o mundo transpassa as barreiras da intelectualidade. Não posso deixar de citar o maior de todos os nomes, Deus, companheiro fiel nessa trajetória - enumera.



Sobre o processo de composição, Joelmar diz que antes de ser compositor, escrevia poesias e textos em prosa.



- Com o tempo, aprimorei essa técnica. A descoberta da música só  fez com que eu tentasse de certo modo conciliar em um só ponto poesia, filosofia e música. Nas minhas composições é comum a abordagem de temas relativos a guerras, desigualdades sociais, valorização do sentimento enquanto principal constructo. De fato,  o objetivo das composições é apresentar um projeto musical que traga qualidade lírica e promova a reflexão sobre o nosso ser e estar em sociedade e em contato com o outro - avalia.



Com relação aos projetos futuros, ele diz que tem três grandes desejos: a música (banda), a pesquisa científica em psicologia e filosofia, e a escrita de livros de poesia e prosa com o já vem sendo desenvolvido.



Joelmar diz que gostaria de ter composto a música Coming Back To Life do Pink Floyd.



- De modo geral, adoro o albúm Darkside Of The Moon,  da banda. Outro grande clássico do rock para mim é o Back In Black do AC/DC, o maior de todos talvez. Mas confesso que tenho uma paixão enorme pela música erudita e pelos grandes compositores clássicos como Beethoven, Chopin, Mozart, Vivaldi - cita.






SONHOS



O artista acredita que todos os seus sonhos estão a caminho da concretude.



-. Não ter seus sonhos ainda realizados é uma força motriz que nos impulsiona, nos põe em movimento e em contato com nossas angústias. O mais sublime da vida, quando se tem essa perspectiva, é a busca constante. Por isso sempre que realizo um sonho, procuro muitos outros. Sonhar é estar na estar na intersecção da realidade e da fantasia - analisa.



Para os leitores, ele manda um recado:



- Motive-se e não perca o foco nos seus objetivos. Uma vida não realizada é quase uma vida não vivida. Outra coisa importante é você saber valorizar os seus sentimentos, escutar o que eles querem lhe falar e transformá-los em algo vivo. Seja enquanto poesia, música ou outra forma de expressão da arte e da subjetividade humana.



Sobre seu trabalho como escritor, Joelmar diz que resume basicamente na escrita científica, de onde é membro da linha de pesquisa em História da Filosofia Moderna e Contemporânea, na Unimontes.



- Estou estudando o filósofo francês Michel Foucault sobre a orientação de Alex Fabiano, doutor em Filosofia, e atuo com temas como Loucura e Criminalidade e A Constituição do Sujeito e o Primado da Verdade. Daí iniciei minha carreira enquanto conferencista, apresentando em eventos nacionais e internacionais, e passando por grandes pólos universitários como UFOP, UFMG, UFU, Unimontes e Pontifícia Universidade Católica (PUC)  de Minas Gerais, enumera.



Joelmar é autor de dois blogs, o Recanto Filosófico e o Primeira Poética.



- Tenho um livro já pronto inclusive, com a possível análise filosófica e prefácio do Alex Fabiano, que faz uma breve análise da minha obra. Entretanto, o livro ainda carece de recursos financeiros para ser lançado.



É de sua autoria o poema Silêncio, um forte apelo à necessidade humana de se distanciar de sua agitação contemporânea e contemplar de modo mais incisivo, sensível e poético, a natureza dos sentimentos humanos, entre eles o mais sublime de todos: o amor.






Sobre a banca Eclípitica, ele dá mais detalhes:



null



- A banda Eclíptica é um projeto social que visa atuar através da música buscando a autoreflexão da sociedade moderna para com temas sociais emergentes. Fazemos um som pop rock influenciado por bandas como Pink Floyd, Metallica, Guns and Roses, Casting Crows, Coldplay, entre outros. Atualmente, tenho cerca de 15 composições próprias e esperamos gravar em breve nosso primeiro CD - conta.



null

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por