Jerúsia Arruda
Repórter
jerusia@onorte.net
No próximo dia 04 de outubro, Dia Municipal da Poesia, começa a programação do 21º Salão Nacional de Poesia Psiu Poético, que acontece anualmente em Montes Claros, com uma série de atividades literárias, artísticas e culturais, tendo como centro a poesia e a literatura de um modo geral.
Uma das atrações do projeto para a edição deste ano é a performance musical Meninos do Tambor, apresentada pelos adolescentes que participam do projeto de Iniciação à Percussão, que acontece na Casa do Tambor desde o ano passado. O projeto hoje atende cerca de 80 crianças e adolescentes de 7 a 17 anos, que fazem parte de projetos sociais como Centros de convívio, CRAS - Centro de referência em assistência social, PETI - programa de erradicação do trabalho infantil e Agente Jovem.
A performance musical vai reunir os adolescentes e o percussionista Cláudio Mineiro, promovendo um momento de confraternização entre os participantes do Psiu Poético.
Os adolescentes do projeto de Iniciação à Percussão, da Casa do
Tambor são atração do 21º Psiu Poético (foto: arquivo/ Wilson Medeiros)
A apresentação acontece na noite do dia 05 de outubro, sexta-feira, na Sala Cândido Canela, do Centro Cultural Hermes de Paula.
Segundo Cláudio Mineiro, esses encontros são fundamentais para valorizar a auto-estima dos adolescentes, além de sedimentar o aprendizado durante a oficina.
- Desde o ano passado estamos trabalhando com a oficina, ensinando não só a tocar, mas, também, a fabricar instrumentos de percussão, com a proposta de despertar nas crianças e adolescentes o interesse pela música, dando-lhes subsídios para se desenvolver na arte. O contato com o público é um momento muito importante para que esse trabalho se consolide. E sendo em um evento onde a literatura vem em primeiro plano é ainda mais relevante, pois serve de estímulo para que os meninos também se interessem pela leitura – salienta Cláudio.
De 04 a 12 de outubro o Salão Nacional de Poesia Psiu Poético reúne dezenas de poetas, escritores, músicos, e outros artistas de várias cidades, promovendo um momento de integração da comunidade através da poesia.
Além da poesia, também são realizados shows musicais, palestras, debates, lançamento de livros passeatas, performances e diversas atividades que fomentem a leitura e a produção literária, com participação de escolas da rede pública, faculdades e universidade.